Gerdau vê 'aço de sobra' para atender alta da demanda

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Gerdau vê 'aço de sobra' para atender alta da demanda

Mensagem por Equipe GdO »

Belo Horizonte - O presidente do grupo Gerdau, André Gerdau Johannpeter, avaliou hoje que o Brasil está preparado para o crescimento do consumo de aço nos próximos anos, que deverá ser puxado pelos investimentos nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas e a exploração de petróleo da camada pré-sal. De acordo com ele, as projeções são de que a capacidade instalada no País (para produção de aço) ainda será suficiente para suprir o incremento da demanda.

"Hoje a capacidade instalada no Brasil é de 41 milhões de toneladas e o consumo aparente vai ser de 19 milhões de toneladas. Para o ano que vem, a previsão é de quase 23 milhões de toneladas. Entre o consumo aparente e a capacidade tem quase 100% de sobra de aço", afirmou. Para o executivo, em 2010 a demanda por produtos siderúrgicos será próxima aos níveis de 2008, antes da crise financeira mundial. "A tendência é crescer o consumo. Acredito que no final de 2010 e início de 2011 o País entrará no ritmo de demanda do ano passado."

Apesar desta expectativa, o presidente do Grupo Gerdau reafirmou que a companhia não pretende reajustar os preços dos produtos siderúrgicos. "Não tem perspectiva nenhuma de aumento de preços neste momento". Conforme o executivo, os investimentos do grupo serão destinados basicamente à agregação de valor dos produtos e não em expansão de capacidade.

Recentemente o grupo retomou o projeto de um laminador de chapas grossas em Ouro Branco (MG), orçado em R$ 1,75 bilhão. O equipamento terá capacidade instalada de 1 milhão de toneladas por ano, com possibilidade de futuras expansões, e a entrada em operação está programada para o final de 2012. O foco do projeto é o mercado interno, especialmente o setor de petróleo, indústria naval, construção civil e de equipamentos pesados.

Na unidade de Ouro Branco, também será retomada a expansão do laminador de perfis estruturais, com investimento de R$ 100 milhões, que deve ampliar a sua capacidade instalada anual de 540 mil toneladas para 700 mil toneladas em 2011. O aumento da produção visa abastecer as obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, assim como as demandas a serem geradas pela exploração do pré-sal, disse a Gerdau.

A Gerdau também informou que irá reiniciar a operação da Mina de Várzea do Lopes (MG), que deve atingir uma produção anual de 1,5 milhão de toneladas de minério de ferro. Somando a sua produção em Miguel Burnier e Várzea do Lopes, a Gerdau deverá alcançar um ritmo de produção anual de 2,7 milhões de toneladas de minério de ferro e atingir o patamar de 50% de autossuficiência. "A nossa meta é atingir 80%, que será uma próxima etapa do projeto que estamos estudando e vamos anunciar quando estiver pronto".

O executivo participou hoje da cerimônia de Entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), concedido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Por Raquel Massote

Fonte: Abril.com / Agência Estado
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder