A causa do desabamento de 3 vigas de concreto pesando 85 toneladas cada uma, de um viaduto do Rodoanel Mario Covas, trecho sul, sobre a Rodovia Régis Bittencourt pode ter sido falhas na colocação ou trincas internas.
Com este desabamento, todas as 136 pontes, viadutos e elevados do Trecho Sul do Rodoanel, que correspondem a um terço da extensão serão inspecionados.
O diretor de engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), Paulo Vieira de Souza, afirmou que se existiram ocorreram no transporte. Ainda segundo ele, uma das vigas pré-moldadas foram descartadas por chegar à obra apresentando rachadura interna. Apesar desta afirmação, o secretário de Transportes, Mauro Arce, afirmou que a qualidade do material usado na fabricação será analisado. Tanto a qualidade do material quanto a avaliação do acidente será analisada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (ITP) da USP.
A Dersa ainda descartou a possibilidade de erro no projeto, porém, a possibilidade da viga não ter sido instalada corretamente não é afastada por hora. A hipótese de as vigas terem sido derrubadas pelo deslocamento de ar ou ainda por não terem sido travadas adequadamente não são descartadas.
Para maiores informações leia a matéria na íntegra em O Globo.
Trinca ou falha na colocação pode ter feito vigas desabarem
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