
Foto: Marcelo Pereira/Terra[/center]
Quatro pessoas tiveram ferimentos leves no desabamento da estrutura metálica
A Defesa Civil de São Paulo determinou a paralisação das obras de ampliação de um shopping center localizado na zona sul de São Paulo, após o desabamento ocorrido no início da tarde deste sábado que deixou quatro operários feridos. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não há indícios de novas vítimas no local.
O acidente, ocorrido em uma área lateral do shopping center SP Market, aconteceu por volta das 13h20 e os Bombeiros enviaram 16 viaturas e 45 homens para o local. A obra ocupa uma área de aproximadamente 400 m². Segundo os bombeiros, as vítimas socorridas até o momento tiveram ferimentos leves.
O acidente não interditou o shopping, que continua funcionando normalmente, já que a área da obra é separada do estabelecimento. Também não há trânsito no local.
[center]

Foto: Marcelo Pereira/Terra[/center]
O secretário especial de controle urbano da cidade de São Paulo, Orlando Almeida, afirmou que "a Defesa Civil solicitou a paralisação total das obras até que as causas do acidente sejam apontadas pela polícia técnica".
O funcionário da Prefeitura de São Paulo afirmou que a área do acidente, onde funcionava uma antiga indústria, foi comprada pelo shopping para ampliação do centro de compras. Segundo Almeida, o processo da reforma foi autorizado pela Prefeitura, que, no entanto, ainda está averiguando se o pedido de ampliação da área construída também foi aprovado. O secretário afirmou que nos próximos dias a Prefeitura deve divulgar estes dados.
O coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, Átila Gregório Riberio Pereira, afirmou que uma varredura com cães farejadores foi realizada no local por volta das 16h e nada foi constatado. "A varredura foi feita para afastar qualquer hipótese de novos feridos", afirmou. Pereira também confirmou o número de quatro operários feridos, "todos com escoriações leves", e afirmou que dois deles foram levados para o Hospital Regional Sul, um para o Pronto Socorro São Paulo e outro para o Pronto Socorro Santo Amaro.
Segundo Pereira, os engenheiros da construção explicaram que no momento do desabamento havia cerca de 33 operários trabalhando. De acordo com ele, a obra cedeu lentamente, possibilitando que a maioria dos empregados conseguisse sair ilesa. "O acidente poderia ter sido bem pior. Pelo que podemos averiguar, a estrutura metálica foi entortando aos poucos e por isso muita gente conseguiu fugir", disse.
Segundo a empresa responsável pela construção, uma peça de um andaime se soltou. Confira a nota da construtora na íntegra:
"A MPD Engenharia, construtora responsável pelas obras de expansão do shopping SPMarket, informa que uma peça do andaime da forma da laje externa, em obras, se desprendeu. O incidente ficou restrito à área da obra e não vitimou com gravidade nenhum profissional envolvido. Quatro funcionários foram atendidos imediatamente com leves escoriações e levados a um hospital da região. Todas as providências já foram tomadas e o empreendimento funciona normalmente sem oferecer nenhum risco ao público."
[center]

Foto: Marcelo Pereira/Terra[/center]
Escrito por Vagner Magalhães.
[hr][/hr]
Em outra matéria, de O Globo:
SÃO PAULO - A empresa MPD Engenharia Ltda, responsável pela obra de expansão do shopping SP Market, informou em nota que quatro funcionários ficaram feridos no desabamento de uma laje e sua estrutura na tarde deste sábado. Nenhum deles, de acordo com a construtora, teve ferimentos graves.
A nota diz ainda que uma peça do andaime da forma da laje externa, em obras, se despreendeu, causando o acidente.
Fonte: Terra / O Globo