construir uma casa

Discussão de assuntos relacionados às fundações (estacas, sapatas, baldrames, etc) e à Geotecnia (mecânica dos solos, mecânica das rochas, engenharia geotécnica, entre outras).
Responder
claudiojz
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 18 de Julho de 2010 às 10:48
Localização: curitiba
Atividade ou Profissão: autonomo

construir uma casa

Mensagem por claudiojz »

Olá amigos

Para se construir uma casa de alvenaria usando uma parede de 1/2 tijolo, forro de PVC, telhado de armação em madeira e telhas de barro que tipo de fundação deveria usar?
Estudei todos os tipos de fundação e não sei qual aplicar. Por exemplo: Se eu fizer um alicerce não preciso usar estacas de fundação? Se preciso usar estacas de fundação qual seria a profundidade recomendada para meu tipo de construção? Uma sapata corrida com um baldrame em cima ou um alicerce de tijolos?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: construir uma casa

Mensagem por Leandro »

Olá caro claudiojz, seja bem-vindo ao GUIA DA OBRA.NET!
claudiojz escreveu:... Estudei todos os tipos de fundação e não sei qual aplicar. Por exemplo: Se eu fizer um alicerce não preciso usar estacas de fundação? Se preciso usar estacas de fundação qual seria a profundidade recomendada para meu tipo de construção? Uma sapata corrida com um baldrame em cima ou um alicerce de tijolos?
O tipo de fundação deve ser sempre definida pelo engenheiro civil responsável pelo projeto ou sua equipe (engenheiro calculista, etc).

Cada tipo fundação (fundação direta, estacas escavadas, estacas strauss, sapata corrida, etc), assim como as dimensões e profundidades, são indicados para um tipo de construção baseado na carga a qual será submetida e tipo de solo do terreno onde será implantada a construção.

Se você der mais detalhes sobre a obra e sobre a sondagem do terreno, podemos dar sugestões, porém, o ideal como já citei acima é consultar o engenheiro civil responsável pelo projeto.

Abraço e boa obra!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem