esse é meu primeiro post e tenho algumas ideias pra compartilhar.
acabei de adquirir um terreno e gostaria de comecar a prever a construção que devo fazer depois de completar o dinheiro q estou juntando
Como será uma casa que usarei apenas fins de semana, nao busco luxo, mas tambem gostaria de ter um estilo legal. Por isso a obra tem q ser bem barata, mas não feia.
Penso inicialmente em um sobrado. A ideia é fazer uma garagem de +/- 4,5m por 6,6m onde sobre ela estarão 2 quartos e um banheiro (figura abaixo). Terá mais um banheiro no terreo atras da garagem para o lado de fora da casa logo abaixo do banheiro do segundo piso.
Ali no terreo tambem ficara a cozinha, sendo assim, toda a parte hidraulica vai ficar centralizada ali. Sobre o segundo piso, em cima do banheiro tambem teria que ficar a torre da caixa dagua.
Somente nessa parte iria pouco de concreto e seria um custo baixo para levantar.
a seguir um esboço da ideia: na parte de cima da figura eu representei a garagem com os comodos em cima. Na segunda a construção completa.
Bom, vou listando agora os detalhes do que imagino:
1 - A estrutura principal da casa com quartos, banheiros, garagem e torre seria de concreto, porem bem pqna e facil de fazer pois é basicamente um quadrado.
2 - Ao redor dessa parte teriamos 4 paredes sendo a de tras de casa basicamente vidro. Essa parte de vidro poderia ir a meia altura ou parede completa. O sol se põe nessa parede da casa.
3 - As paredes seriam de tijolo a vista, sem reboco. Ainda nao consegui ninguem pra me confirmar se isso é mais barato q a parede com tijolo normal e reboco. Pela mão de obra deve ser mais barato o tijolo a vista mesmo. Tambem nao quero capricho na parede, ela tem q aparentar envelhecida. Tambem cogitamos fazer a parte garagem + quartos de tijolo a vista, dai vai depender do que fica mais barato realmente.
4 - o piso na area que ficaria como sala e cozinha pensamos em um concreto liso, com alguns tozetos quem sabe, mas nada de piso nem de madeira nem de ceramica. A cozinha tambem seria toda crua com os tijolos a vista. Só fico na duvida sobre os quartos ja que tem q ser uma area mais agradavel para dormir. Quem sabe até um reboco interno neles, mas não acredito q de peso no custo da obra.
5 - tubulação elétrica toda aparente, inclusive nos quartos.
6 - telhado embutido, assim poderia usar telhas baratas ou ate ethernit já q vai ficar escondido mesmo. Internamente poderia ficar aparente o madeiramento, inclusive nos quartos. Mas com um forro de madeira ou pvc pelo menos.
7 - Na estrutura ao redor, poderia ser usado perfis metal no lugar do concreto? Isso sairia mais barato? É mais facil de trabalhar? Vejo que se usa bastante essas estruturas em empresas, supermercados por exemplo. So tenho minhas duvidas quanto a dilatação dos metais e as paredes.
8 - a escada para o segundo piso poderia ser de metal ou madeira feita depois com formato a escolher, mas nao concreto.
9 - pensamos tambem em uma lareira no meio da sala, na parede mais a esquerda. Posso usar tubulação de metal para a saida da lareira. Ja vi isso em algumas casas e achei bem legal. Essa parte poderia ser instalada depois da obra.
Ela ficaria assim realmente barata? Quanto consigo de ganho? Isso foi realmente pensado sem muito parametro, são apenas ideias e nao sei o quanto disso é realmente factivel. Fomos apenas olhando ideias daqui e dalí.
Bom o que voces acham da ideia, existem materiais mais baratos e tão duráveis quanto que eu poderia substituir para deixar uma obra realmente barata?? É possivel fazer isso que eu propus?
Valeu as dicas!!