Duvidas laje de 1,50m2

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
marcelosouza2
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 10
Registrado em: 03 de Agosto de 2009 às 16:28
Localização: Osasco - SP
Atividade ou Profissão: ADM

Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por marcelosouza2 »

Boa noite, me desculpe se este nao for o local correto para postar minha duvida.
A duvida é a seguinte: Para eu encher uma laje pré de 1,50m2 é precisa fazer escoramento por ser tão pequena?



obrigado.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por Leandro »

Este Tópico foi Movido de: Telhados e Coberturas.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por Leandro »

marcelosouza2 escreveu:Boa noite, me desculpe se este nao for o local correto para postar minha duvida.
A duvida é a seguinte: Para eu encher uma laje pré de 1,50m2 é precisa fazer escoramento por ser tão pequena?

obrigado.
Amigo, diga as medidas da laje (largura, comprimento e espessura). Assim, fica mais fácil dar algum palpite.

Abraço!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcelosouza2
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 10
Registrado em: 03 de Agosto de 2009 às 16:28
Localização: Osasco - SP
Atividade ou Profissão: ADM

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por marcelosouza2 »

Umarizal escreveu:
marcelosouza2 escreveu:Boa noite, me desculpe se este nao for o local correto para postar minha duvida.
A duvida é a seguinte: Para eu encher uma laje pré de 1,50m2 é precisa fazer escoramento por ser tão pequena?

obrigado.


Amigo, diga as medidas da laje (largura, comprimento e espessura). Assim, fica mais fácil dar algum palpite.

Abraço!

lagura ja dei é 1,50 quadrado ( um metro e meio ) agora a espessura vai ser ate cobrir os ferros da treliça, acho q sao 5 ou 6cm

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por Leandro »

marcelosouza2 escreveu:
Umarizal escreveu:
marcelosouza2 escreveu:Boa noite, me desculpe se este nao for o local correto para postar minha duvida.
A duvida é a seguinte: Para eu encher uma laje pré de 1,50m2 é precisa fazer escoramento por ser tão pequena?

obrigado.


Amigo, diga as medidas da laje (largura, comprimento e espessura). Assim, fica mais fácil dar algum palpite.

Abraço!

lagura ja dei é 1,50 quadrado ( um metro e meio ) agora a espessura vai ser ate cobrir os ferros da treliça, acho q sao 5 ou 6cm
Acho que você não entendeu... quando falamos em "metro quadrado" ou "m²" estamos falando em área.

Quando eu perguntei a largura e comprimento, estava falando em "metro linear".

Uma área de 1,225m x 1,225m = 1,50m² ... nesta conta, considerei uma laje quadrada (mas ela pode ser retangular).

Independente da largura ou comprimento, aconselho o escoramento sim. Afinal, se utilizar 5cm de espessura, você terá um volume de concreto de 0,075m³ e peso aproximado de 187,5kg (levando em conta uma tabela existente neste site sobre o peso dos materiais).

Você utilizará tábua ou madeirite naval? Se for utilizar tábua, prefira sempre o "sedrinho" e evite a todo custo Pinus.

Para apoio, utilizará Pontalete ou Caibro? Qual a altura que a laje estará do chão?
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcelosouza2
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 10
Registrado em: 03 de Agosto de 2009 às 16:28
Localização: Osasco - SP
Atividade ou Profissão: ADM

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por marcelosouza2 »

Umarizal escreveu:
marcelosouza2 escreveu:
Umarizal escreveu:
marcelosouza2 escreveu:Boa noite, me desculpe se este nao for o local correto para postar minha duvida.
A duvida é a seguinte: Para eu encher uma laje pré de 1,50m2 é precisa fazer escoramento por ser tão pequena?

obrigado.


Amigo, diga as medidas da laje (largura, comprimento e espessura). Assim, fica mais fácil dar algum palpite.

Abraço!

lagura ja dei é 1,50 quadrado ( um metro e meio ) agora a espessura vai ser ate cobrir os ferros da treliça, acho q sao 5 ou 6cm


Acho que você não entendeu... quando falamos em "metro quadrado" ou "m²" estamos falando em área.

Quando eu perguntei a largura e comprimento, estava falando em "metro linear".

Uma área de 1,225m x 1,225m = 1,50m² ... nesta conta, considerei uma laje quadrada (mas ela pode ser retangular).

Independente da largura ou comprimento, aconselho o escoramento sim. Afinal, se utilizar 5cm de espessura, você terá um volume de concreto de 0,075m³ e peso aproximado de 187,5kg (levando em conta uma tabela existente neste site sobre o peso dos materiais).

Você utilizará tábua ou madeirite naval? Se for utilizar tábua, prefira sempre o "sedrinho" e evite a todo custo Pinus.

Para apoio, utilizará Pontalete ou Caibro? Qual a altura que a laje estará do chão?

ela é quadrada, 1,50m2 e 2,80 de altura..............usarei pontalete........

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por Leandro »

Se vai usar pontaletes, tudo bem...

Pela altura, um caibro por exemplo já não sei se serviria... poderia envergar.

Espero que os cálculos que fiz tenham ajudado... como vai ter em torno de 200kg, não é necessário um escoramento muito parrudo...

Talvez um "chapuz" em cada parede, onde a base vai apoiar, e um pontalete no meio, já basta.

Tome cuidado, se o piso ainda não estiver pronto (se estiver, sem problema). As vezes, as pessoas vão escorar lajes com pontaletes apoiados na terra... quando se coloca o peso do material encima, o ele afunda. Neste caso, é sempre bom colocar um pedaço de viga por baixo.

Abraço!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcelosouza2
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 10
Registrado em: 03 de Agosto de 2009 às 16:28
Localização: Osasco - SP
Atividade ou Profissão: ADM

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por marcelosouza2 »

Umarizal escreveu:Se vai usar pontaletes, tudo bem...

Pela altura, um caibro por exemplo já não sei se serviria... poderia envergar.

Espero que os cálculos que fiz tenham ajudado... como vai ter em torno de 200kg, não é necessário um escoramento muito parrudo...

Talvez um "chapuz" em cada parede, onde a base vai apoiar, e um pontalete no meio, já basta.

Tome cuidado, se o piso ainda não estiver pronto (se estiver, sem problema). As vezes, as pessoas vão escorar lajes com pontaletes apoiados na terra... quando se coloca o peso do material encima, o ele afunda. Neste caso, é sempre bom colocar um pedaço de viga por baixo.

Abraço!



desculpe por minha ignorancia, mas oq é CHAPUZ?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por Leandro »

O que é um Chapuz?


cha.puz
sm (fr ant dialetal chapuis) 1 Pedaço de madeira, embebido na parede, para nele se pregar qualquer objeto. 2 Peça de madeira em que assenta a culatra de artilharia. 3 Chumaço por baixo das curvas do beque do navio. De chapuz: a) de cabeça para baixo; b) de chofre.

Fonte:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/por ... vra=chapuz" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcelosouza2
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 10
Registrado em: 03 de Agosto de 2009 às 16:28
Localização: Osasco - SP
Atividade ou Profissão: ADM

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por marcelosouza2 »

Umarizal escreveu:O que é um Chapuz?


cha.puz
sm (fr ant dialetal chapuis) 1 Pedaço de madeira, embebido na parede, para nele se pregar qualquer objeto. 2 Peça de madeira em que assenta a culatra de artilharia. 3 Chumaço por baixo das curvas do beque do navio. De chapuz: a) de cabeça para baixo; b) de chofre.

Fonte:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/por ... vra=chapuz" onclick="window.open(this.href);return false;


ok obrigado, nao entendi nada mas agradeço.............estava esperando q me enssinasse a fazer.........mas fiz o escoramento aqui, valew.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Duvidas laje de 1,50m2

Mensagem por Leandro »

Desculpe por eu não ter conseguido ajudar...

De qualquer forma, estou a disposição.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem