Jardim sobre laje de cobertura

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Jardim sobre laje de cobertura

Mensagem por Leandro »

A colocação de gramados, arbustos, flores e até mesmo árvores sobre a laje de cobertura pode transformar um espaço esquecido da casa num jardim particular. Porém, isso requer uma consulta prévia a um arquiteto/engenheiro e um paisagista, uma vez que as lajes devem ser dimensionadas, na fase de projeto, de acordo com o volume de terra a ser usado, que, por sua vez, será determinado pelo porte das plantas.

Alguns cuidados são essenciais, como a colocação de ralos em número suficiente para escoar bem a água. A posição exata deles deve ficar definida em planta, pois, em caso de eventuais vazamentos de água, será fácil localizar e abrir o local para conserto. A impermeabilização é outro passo importante, apesar de simples: aplica-se uma manta asfáltica, já que a própria terra protege a laje da ação do sol e da chuva. Antes de colocar a terra, aplica-se uma camada de argila expandida e uma manta de bidim (ver ilustração).

Se houver um acesso para a água, é possível regar e adubar manualmente. Recomenda-se a adubação foliar, que faz com que as raízes cresçam menos, pois páram de procurar o alimento no solo, acostumando-se a recebê-lo por via aérea, evitando que se enrosquem e entupam os ralos.
jardim sobre a laje.jpg
  • Drenagem - a cada 3m lineares, coloca-se um ralo. Aplica-se uma fina tela de arame sobre cada um, evitando que as raízes cresçam para dentro dos canos.
  • Impermeabilização - esta superfície tem de ser impermeabilizada com manta asfáltica, um processo rápido e simples, feito por firmas especializadas.
  • Argila expandida - coloca-se diretamente sobre a laje impermeabilizada, permitindo um escoamento eficaz da água e evitando que o solo fique encharcado. A camada previne entupimentos, já que separa a terra do ralo.
  • Manta de bidim - deve ser esticada sobre a argila expandida e colada à paredes da laje. Funciona como um filtro, retendo impurezas. Por isso, a água segue mais limpa para o ralo.
  • Solo preparado - para uma boa drenagem, evita-se usar terra argilosa. Uma boa mistura leva 4 partes de terra mista (terra de barranco, sem ervas daninhas e sementes), 1 parte de areia lavada, fina, e 1 parte de humus, para alimentar o solo. Joga-se o preparado sobre a manta de bidim, finalizando o trabalho.
Fonte: Revista Arquitetura & Construção - mar/95.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Viry01
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 29 de Dezembro de 2016 às 20:57
Localização: México
Atividade ou Profissão: ingenieria

Re: Jardim sobre laje de cobertura

Mensagem por Viry01 »

En mi ciudad estan empezando a usar los jardines verticales, la verdad que me gusta mucho esta inovación, ayer fui a viveros monterrey para orientarme mas sobre esto de los jardines verticales.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem