Concreto Celular

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Concreto Celular

Mensagem por Leandro »

O concreto celular autoclavado é um produto constituído de cal, cimento, areia e pó de alumínio (um agente expansor que funciona como fermento, fazendo a argamassa crescer e ficar cheia de células de ar, tornando-a leve), além de água. Cortada em blocos ou painéis, que vão para uma autoclave para cura, a argamassa dá origem ao silicato de cálcio, composto com alta resistência à compressão e ao fogo e de ótimo desempenho termoacústico.
Os blocos são utilizados para vedação de vãos e enchimento de lajes nervuradas, e os painéis armados para paredes ou lajes. Também são encontrados blocos-canaletas para vergas e contra-vergas (acabamento horizontal sobre ombreiras de porta ou janela). Por ser leve, o produto é indicado principalmente para estruturas que não devem sofrer sobrecargas.
É preciso estar atento aos custos. O valor do bloco de concreto celular é normalmente mais alto que o de outros materiais (bloco de concreto ou cerâmicos), porém o preço final da obra pode ser mais baixo: por serem mais leves e terem grandes dimensões, sua colocação é mais rápida, permitindo economizar na mão-de-obra.
O concreto celular também dispensa certas etapas de revestimento, bastando aplicar argamassa e pintar. No interior, é só fazer o mesmo ou colar os azulejos com argamassa flexível diretamente sobre as paredes.

Fonte: Revista Arquitetura & Construção - jul/96.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem