Aquisição e Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Aquisição e Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

Mensagem por Leandro »

Antes de escolher um revestimento cerâmico, deve-se levar em consideração alguns itens, tais como:
• se ele tem qualidade, garantia de entrega e atendimento técnico da fábrica;
• local de aplicação e uso do ambiente: piso ou parede, área comercial, residencial ou industrial;
• tipo de trânsito no local: pessoas, veículos, mobília comumente arrastada;
• umidade no local;
• metragem do local (m²), para o cálculo da quantidade de peças necessárias (lembrando sempre de adquirir uma pequena quantidade extra, para possíveis substituições futuras);
• tamanho, tonalidade e índice PEI (ver glossário).
Ao receber o material, deve-se conferir se ele corresponde ao do pedido, analisando o lote, tamanho, tonalidade e índice PEI.
Na hora de assentar o revestimento, este deve ser feito em duas etapas:
» preparação do contrapiso com mistura de impermeabilizante para evitar umidade ascendente do solo, causando a eflorescência de sais minerais, aguardando-se uns 20 dias para que a superfície esteja completamente seca. O revestimento não deve ser assentado sobre o contrapiso úmido, empoeirado ou sujo de tinta, cola, graxa, óleo ou outra substância que prejudique a aderência;
» o assentamento, para o qual existem dois processos: o tradicional, com uso de cimento, pedra e areia, ou o mais moderno, com argamassas colantes ou colas especiais, mais eficiente e rápido, onde não há necessidade de deixar as placas de "molho", imergindo-as em água.
Deve ser escolhida mão de obra profissional (se possível, verificar serviços anteriores, se o assentamento apresenta bom alinhamento, com uso de juntas de dilatação e utilização de ferramentas adequadas).
O assentamento deve ser iniciado pelas paredes e terminado pelo piso. A argamassa deve ser espalhada com desempenadeira denteada, em camadas de 7 a 10mm; deve ser deixado espaço entre uma peça e outra, necessário para formar a junta de dilatação, cujas dimensões normalmente estão identificadas na embalagem do produto.
O rejuntamento, feito com uma calda de cimento puro e água ou com rejuntes especiais coloridos, impermeáveis e outros disponíveis no mercado, deve ser feito 48 horas depois do assentamento das peças (tempo suficiente para que a umidade excessiva entre a peça e o piso tenha secado). No caso de peças cerâmicas com textura rústica ou porosa, passar uma camada de cera incolor em pasta ou óleo diesel sobre elas, protegendo sua superfície.
Não devem ser utilizados ácidos ou quaisquer outros produtos químicos para limpar placas cerâmicas ou rejuntes.

Fonte: Manual de Instrução para Compra e Assentamento de Revestimentos Chiarelli.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem