Viga com ferro exposto

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
VictorAzevedo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 11 de Fevereiro de 2016 às 09:37
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Atividade ou Profissão: Técnico mecatrônica

Viga com ferro exposto

Mensagem por VictorAzevedo »

Boa tarde, a viga da minha varanda caiu o embolso e o ferro da viga está exposto. Sou leigo, não tenho muito conhecimento, gostaria de saber como eu conseguiria resolver esse problema, caiu um pedaço menor que 1 Metro. Agradeço quem puder me ajudar, obrigado.

Avatar do usuário
emanuel93
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 78
Registrado em: 08 de Fevereiro de 2016 às 18:37
Localização: Petrolina-PE
Atividade ou Profissão: Bacharelando em Eng. Civil

Re: Viga com ferro exposto

Mensagem por emanuel93 »

Olá!
Vou listar um passo a passo para resolver o seu caso:

1)Para esses casos de armadura exposta, inicialmente você deve delimitar um contorno geométrico envolta da área contaminada (aço exposto). É recomendável que essa delimitação seja um retângulo, quando possível.

2)Depois faça um recorte através de um equipamento de serra com disco diamantado que estabeleça um bordo reto com pelo menos 5 mm de profundidade.

3)Um vez delimitada e recortado o concreto contaminado, você deve proceder à uma remoção desse concreto através de equipamentos de remoção (marreta e talhadeira, por exemplo);

4) Procure deixar toda armadura corroída exposta. Isso significa que você ainda tenha que remover ainda uma camada de 1,5 à 2,0 cm de concreto situado na sua parte posterior;

5) Logo após você deve realizar uma limpeza das armaduras para que seja realizado a passivação. Isso consiste na aplicação de produtos anticorrosivos (recomenda-se o primer anticorrosivo com base cimentícia ou com base epóxi). Não esqueça de ver as especificações do fabricante;