Viga com ferro exposto

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
VictorAzevedo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 11 de Fevereiro de 2016 às 09:37
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Atividade ou Profissão: Técnico mecatrônica

Viga com ferro exposto

Mensagem por VictorAzevedo »

Boa tarde, a viga da minha varanda caiu o embolso e o ferro da viga está exposto. Sou leigo, não tenho muito conhecimento, gostaria de saber como eu conseguiria resolver esse problema, caiu um pedaço menor que 1 Metro. Agradeço quem puder me ajudar, obrigado.

Avatar do usuário
emanuel93
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 78
Registrado em: 08 de Fevereiro de 2016 às 18:37
Localização: Petrolina-PE
Atividade ou Profissão: Bacharelando em Eng. Civil

Re: Viga com ferro exposto

Mensagem por emanuel93 »

Olá!
Vou listar um passo a passo para resolver o seu caso:

1)Para esses casos de armadura exposta, inicialmente você deve delimitar um contorno geométrico envolta da área contaminada (aço exposto). É recomendável que essa delimitação seja um retângulo, quando possível.

2)Depois faça um recorte através de um equipamento de serra com disco diamantado que estabeleça um bordo reto com pelo menos 5 mm de profundidade.

3)Um vez delimitada e recortado o concreto contaminado, você deve proceder à uma remoção desse concreto através de equipamentos de remoção (marreta e talhadeira, por exemplo);

4) Procure deixar toda armadura corroída exposta. Isso significa que você ainda tenha que remover ainda uma camada de 1,5 à 2,0 cm de concreto situado na sua parte posterior;

5) Logo após você deve realizar uma limpeza das armaduras para que seja realizado a passivação. Isso consiste na aplicação de produtos anticorrosivos (recomenda-se o primer anticorrosivo com base cimentícia ou com base epóxi). Não esqueça de ver as especificações do fabricante;

6) A próxima etapa consiste na construção da ponte de aderência. Para isso, você deve realizar uma limpeza prévia do concreto de da armadura. Após a limpeza, é aconselhável umedecer o concreto e a armadura exposta nessa área à ser reparada. Finalmente você executa a ponte de aderência aplicando um produto de base cimentícia ou epoxídrica (exemplo: veja a linha Emaco da MBT);

7) Como passo final, temos a recomposição da peça. Faça um umedecimento da área a ser concretada e, logo após, realize a recomposição da peça usando um produto adquado: tem que ter capacidade de aderência, possuir retração compensada, ter módulo de elasticidade compatível com o sistema de reparo e etc. Geralmente um graute ou as argamassas da seria Emaco da MBT resolvem isso.

Acredito que esse procedimento resolva o seu problema.
Você pode obter mais informações nas seguintes referências:
http://www.reitec.com.br/site/atuacao-detalhe.php?cod=2

Grande abraço! :D

pedrolima88
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 28 de Março de 2016 às 20:51
Localização: RJ
Atividade ou Profissão: Hobby

Re: Viga com ferro exposto

Mensagem por pedrolima88 »

Valeu Emanuel, acho que vai me ajudar bastatne!!! abs

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem