Janela na Divisa, legal ou não?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por Leandro »

Extrato de Debate no IBAPE/SP
......................................................................................................................................
Prezados senhores, boa tarde.

Gostaria de colocar ao grupo uma perguntinha que tem dividido juristas e engenheiros que conheço:

Janela situada na divisa há mais de 01 ano pode ser fechada por vizinho? Existe alguma jurisdição a respeito? É um situação discutível caso a caso, de região a região, ou não?

Desde já agradeço.

Hermes L Bolinelli Jr

...................................................................................................................................


O tema de janelas próximas às divisas era polêmico na vigência do velho Código Civil, regulado nos seus artigos 572 a 576.

O novo Código Civil, que entrou em vigor em 11jan2003 consolidou e detalhou a tendência majoritária da jurisprudência, nos seguintes artigos:


Art. 1301 É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho.

Parag. 1. AS JANELAS CUJA VISÃO NÃO INCIDA SOBRE A LINHA DIVISÓRIA, BEM COMO AS PERPENDICULARES, NÃO PODERÃO SER ABERTAS A MENOS DE 75 (SETENTA E CINCO) CENTÍMETROS.

PARAG. 2. AS DISPOSIÇÕES DESTE ARTIGO NÃO ABRANGEM AS ABERTURAS PARA LUZ OU VENTILAÇÃO, NÃO MAIORES DE 10 (DEZ) CENTÍMETROS DE LARGURA SOBRE 20 (VINTE) CENTÍMETROS DE COMPRIMENTO E CONSTRUÍDAS A MAIS DE 2 (DOIS) METROS DE ALTURA DE CADA PISO.

ART. 1302 O proprietário pode, no lapso de ano e dia após a conclusão da obra, exigir que se desfaça janela, sacada, terraço ou goteira sobre o seu prédio; ESCOADO O PRAZO, NÃO PODERÁ , POR SUA VEZ, EDIFICAR SEM ATENDER AO DISPOSTO NO ARTIGO ANTECEDENTE, NEM IMPEDIR OU DIFICULTAR O ESCOAMENTO DAS ÁGUAS DA GOTEIRA, COM PREJUÍZO PARA O PRÉDIO VIZINHO.

Parágrafo único. Em se tratando de vãos, ou aberturas para luz, SEJA QUAL FOR A QUANTIDADE, ALTURA E DISPOSIÇÃO, O VIZINHO PODERÁ, A TODO O TEMPO, LEVANTAR SUA EDIFICAÇÃO, OU CONTRAMURO, AINDA QUE LHES VEDE A CLARIDADE.


Deve-se atentar também para o disposto no artigo 1312 do NCC:

Art. 1312 do NCC “Todo aquele que violar as proibições estabelecidas nesta Seção, é obrigado a demolir as construções feitas, respondendo por perdas e danos.”


Comentários finais: O NCC manteve a falha do CC de especificar o tamanho das seteiras e não o seu número, permitindo assim que o vizinho faça grandes trechos de parede com tijolos de vidro dentro dos tamanhos das seteiras. Mas agora fica consolidada a jurisprudência de que esses panos de iluminação na divisa DEVEM FICAR ACIMA DE 2M DE ALTURA e podem ser tapados por construção do vizinho, desde que atendam ao disposto na legislação municipal e estadual (Código de Obras, Lei de Zoneamento, Código Sanitário, etc).

Casos que só a jurisprudência poderá definir são os desses "panos de seteiras" construídos com tijolos de vidro que também permitem a ventilação através deles. Minha interpretação subjetiva é que esses panos deveriam ser considerados como janelas, pois permitem iluminação e ventilação simultaneamente.

Foi ampliada a regra para o vizinho prejudicado impedir a abertura de janela a menos de 1,5m da divisa, com prazo máximo de 1 ano e 1 dia para mover a respectiva ação.


Acabando com as várias interpretações anteriores, o novo Código Civil estabelece que, perdido o referido prazo, o prejudicado perde não só o direito de exigir que o vizinho elimine a janela, mas é ainda mais penalizado, e agora é ele quem tem que obedecer as novas regras na construção nova que pretenda fazer.

Cumpre informar que, em princípio, as regras gerais dispostas no Código Civil aplicam-se em todo o território nacional. Mas agora o NCC dá enorme poder aos magistrados para interpretar suas regras, dentro dos princípios da probidade, da boa-fé e dos costumes locais, que não são explicitamente definidos, permitindo que em algumas regiões do Brasil as regras sejam aplicadas de forma diferente das demais.
Fonte: http://www.snogueira.com/artigoster.php
Eng. Paulo Grandiski
Texto reformatado em out06

Aguinaldo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 20
Registrado em: 27 de Abril de 2010 às 05:05
Atividade ou Profissão: Pedreiro

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por Aguinaldo »

Ola!

Gostaria de discutir com você o § 1º do art. 1301, pois estou na dúvida quanto a localização da janela e dos 75 cm. Segue anexo um desenho que mostra uma casa na divisa sem janelas para aquele lado e um janela nos fundos. Na minha interpretação essa janela do fundo esta na perpendicular a linha divisória por isso pode ficar a 75 cm do muro da linha divisória do vizinho.
Analisa aí e veja se tem alguma coisa errada. Outra coisa, dessa janela na perpendicular tenho visão do vizinho, então devo suspender o muro ?
Atenciosamente, obrigado
Linha.odg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

latarokioo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 31 de Julho de 2010 às 04:05
Localização: Minas gerais
Atividade ou Profissão: Funcionária Pública

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por latarokioo »

Oi,tenho uma dúvida.
Estou tentando financiar um imóvel pela caixa econômica federal, mas o mesmo possui uma janela na divisa de uma lote ( esta janela foi construída há quase 40 anos). Este pode ser um empecilho para caixa vedar meu financiamento ou não?
Aguarda retorno
Grata

Lara

Aguinaldo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 20
Registrado em: 27 de Abril de 2010 às 05:05
Atividade ou Profissão: Pedreiro

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por Aguinaldo »

Oi, Latarokioo !
A Caixa não financia se tiver alguma coisa errada, ela manda um engenheiro examinar o imóvel, até porque, o imóvel fica hipotecado.

latarokioo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 31 de Julho de 2010 às 04:05
Localização: Minas gerais
Atividade ou Profissão: Funcionária Pública

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por latarokioo »

Mesmo que esta janela ja esteja neste mesmo lugar a muitos anos? Mesmo assim ela esta de forma irregular? Não tem nenhuma lei que eu posso entrar com recurso caso a CEF não aprove este imovel? Tem alguma sugestão para o caso?

Grata pela atenção

Aguinaldo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 20
Registrado em: 27 de Abril de 2010 às 05:05
Atividade ou Profissão: Pedreiro

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por Aguinaldo »

De início é ilegal, mas existe o instituto da prescrição que a torna legal, pois quem não exerce seu direito no devido tempo legal perde seu direito de ação.

sayurimatsuo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 17 de Dezembro de 2012 às 16:51
Atividade ou Profissão: do lar

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por sayurimatsuo »

Estava passando por um problema semelhante em direito imobiliário e esse tópico ajudou bastante na compreensão de alguns fatos.
Editado pela última vez por Leandro em 20 de Dezembro de 2012 às 10:13, em um total de 1 vez.
Razão: Link removido por não colaborar com o assunto tratado no tópico, sendo apenas de cunho comercial e consequentemente indevido e contra as regras.

murbanski
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 01 de Fevereiro de 2013 às 15:09
Atividade ou Profissão: militar

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por murbanski »

Eu tenho uma dúvida quanto às janelas na divisa... nos fundos do meu terreno fica uma chácara, mais precisamente uma fazenda de umas 30 hectares... se eu for erguer paredes na divisa, devo seguir a legislação de 1,5m para janelas??? se eu tiver que seguir essa norma, pergunto, porque eu posso ter o meu terreno aberto, somente com cerca, e pq não posso colocar as referidas janelas??? isso me parece meio ilógico... não pode ter janela na divisa, mas pode ter o terreno aberto, ou melhor, só cercado com tela...

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por Leandro »

murbanski escreveu:Eu tenho uma dúvida quanto às janelas na divisa... nos fundos do meu terreno fica uma chácara, mais precisamente uma fazenda de umas 30 hectares... se eu for erguer paredes na divisa, devo seguir a legislação de 1,5m para janelas??? se eu tiver que seguir essa norma, pergunto, porque eu posso ter o meu terreno aberto, somente com cerca, e pq não posso colocar as referidas janelas??? isso me parece meio ilógico... não pode ter janela na divisa, mas pode ter o terreno aberto, ou melhor, só cercado com tela...
Caro(a) "murbanski", cada cidade possui sua legislação própria para construções. Cidades do interior, no meio rural, possuem normas e legislações muito diferentes e menos rigososas, pelo menos neste ponto que abordamos, em relação às cidades grandes como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, por exemplo.

O ideal, no seu caso, é consultar a prefeitura do seu município.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

ciropedroso
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 06 de Agosto de 2013 às 08:44
Atividade ou Profissão: Paisagista

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por ciropedroso »

Bom dia ! Gostaria de uma ajuda.
Estou construindo um sobrado e gostaria de fazer uma janela na divisa com o vizinho, mas essa janela esta a 7 MT de altura, tem algum problema quando a não poder ? OU o único suposto problema seria meu vizinho construir um sobrado também e eu ter minha janela isolada ? Obrigado desde já.

Alinefnds
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 02 de Setembro de 2013 às 16:15
Atividade ou Profissão: Aux. Adm

Re: Janela na Divisa, legal ou não?

Mensagem por Alinefnds »

Boa tarde!

Estou em um impasse sou vizinha de uma igreja, minha casa iniciou o projeto em 06/2010 sendo erguido toda a estrutura básica (vigar, laje, marcos, assentados.. etc ), dentro do meu terreno tendo em vista que entre a minha residencia e a igreja existe um vão decrescente, e minha janela fica aproximadamente 60 cm do muro (construído recentemente por eles que quase tampou a janela) sem autorização do órgão fiscalizador, e por problemas de som alto que os mesmos emitem estão querem levantar o muro deles mais alto ainda de modo que irá tampar minha janela.
Eles podem fazer isso?

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem