Procedimento certo ou errado Duvida

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
mreletricidade
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 25 de Outubro de 2013 às 09:14
Atividade ou Profissão: Faz tudo um pouco

Procedimento certo ou errado Duvida

Mensagem por mreletricidade »

Bom dia, bom queria saber se esse procedimento está correto, estou acompanhando uma obra a alguns dias e tenho notado que os pedreiros da obra em que estou estão colocando para bater na betoneira o saco de cimento inteiro com papel e tudo para bater, perguntei a um deles se isso não causaria problemas e o mesmo disse que não, a mesma coisa foi dita pelo engenheiro mas estou achando que o procedimento está errado isso não alteraria a resistência do concreto?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Procedimento certo ou errado Duvida

Mensagem por Leandro »

mreletricidade escreveu:Bom dia, bom queria saber se esse procedimento está correto, estou acompanhando uma obra a alguns dias e tenho notado que os pedreiros da obra em que estou estão colocando para bater na betoneira o saco de cimento inteiro com papel e tudo para bater, perguntei a um deles se isso não causaria problemas e o mesmo disse que não, a mesma coisa foi dita pelo engenheiro mas estou achando que o procedimento está errado isso não alteraria a resistência do concreto?
Saudações!

O ideal para esclarecer esta dúvida é realmente consultar um engenheiro civil e de preferência, que não tenha nenhuma relação com a obra. Recomendo que o faça urgentemente para que seja possível interromper a obra o mais rápido possível até que a situação seja devidamente esclarecida.

Particularmente, considero essa uma atitude errada e que pode talvez comprometer a estrutura construída com este concreto, visto que a composição da mistura não será homogênea e dependendo da concentração de papel em um determinado local da estrutura, poderá inclusive comprometer sua resistência e causar danos sérios à mesma.

Além do papel, qualquer impureza misturada à massa (ou argamassa) poderá sim, no meu entendimento, afetar a resistência do concreto independente de sua utilização.

Faça fotos e/ou vídeos do procedimento (misturar a massa sem retirar o cimento da embalagem) e peça ao engenheiro civil responsável um documento atestando que ele está de acordo com o procedimento, duvido que ele aceitará fazer isso.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

mreletricidade
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 25 de Outubro de 2013 às 09:14
Atividade ou Profissão: Faz tudo um pouco

Re: Procedimento certo ou errado Duvida

Mensagem por mreletricidade »

Obrigado pela ajuda, já estou tomando as medidas possíveis já que a obra ainda está no começo

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem