Construindo na cobertura

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
ThiagoxD
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 17 de Fevereiro de 2013 às 15:33
Atividade ou Profissão: Estudante psicologia

Construindo na cobertura

Mensagem por ThiagoxD »

Oi pessoal, boa tarde.
Sou de juiz de fora(MG) e moro em um apartamento no 4º andar com terraço. O terraço é somente do meu apartamento (não é de uso comum), mas o acesso é pelas escadas do predio (não existe escada interna). Atualmente o terraço é parcialmente coberto com telhas coloniais e eu pretendo retirar este telhado e construir um quarto e um banheiro, e talvez uma escada interna. Gostaria de dicas de voces, não sou dessa área e estou um pouco perdido pois não sei exatamente os passos que devo seguir. Já tenho alguns desenhos do que pretendo fazer, mas fico na duvida de quem procurar primeiro, já tive contatos com o condominio, engenheiros, prefeitura e arquitetos; mas as informaçoes são diferentes. Um arquiteto chegou a sugerir que eu não haveria necessidade de contato com a prefeitura nesse tipo de obra. O que devo fazer? Arrumar um engenheiro para fazer o calculo estrutural do predio? Quando o engenheiro faz um projeto ele mesmo faz o calculo estrurural? Apenas um arquiteto poderia fazer esse serviço com segurança? Fiz essas perguntas, mas o que vcs puderem acrescentar será util para mim.

Obrigao pela atenção

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Construindo na cobertura

Mensagem por Leandro »

ThiagoxD escreveu:Oi pessoal, boa tarde.
Sou de juiz de fora(MG) e moro em um apartamento no 4º andar com terraço. O terraço é somente do meu apartamento (não é de uso comum), mas o acesso é pelas escadas do predio (não existe escada interna). Atualmente o terraço é parcialmente coberto com telhas coloniais e eu pretendo retirar este telhado e construir um quarto e um banheiro, e talvez uma escada interna. Gostaria de dicas de voces, não sou dessa área e estou um pouco perdido pois não sei exatamente os passos que devo seguir. Já tenho alguns desenhos do que pretendo fazer, mas fico na duvida de quem procurar primeiro, já tive contatos com o condominio, engenheiros, prefeitura e arquitetos; mas as informaçoes são diferentes. Um arquiteto chegou a sugerir que eu não haveria necessidade de contato com a prefeitura nesse tipo de obra. O que devo fazer? Arrumar um engenheiro para fazer o calculo estrutural do predio? Quando o engenheiro faz um projeto ele mesmo faz o calculo estrurural? Apenas um arquiteto poderia fazer esse serviço com segurança? Fiz essas perguntas, mas o que vcs puderem acrescentar será util para mim.

Obrigao pela atenção
Caro ThiagoxD, sobre suas perguntas:
ThiagoxD escreveu:Um arquiteto chegou a sugerir que eu não haveria necessidade de contato com a prefeitura nesse tipo de obra. O que devo fazer?
Se é necessário ou não contatar a prefeitura, provavelmente o engenheiro contratado saberá te dizer. É dificil falar pois cada município tem suas legislações específicas.

A princípio, o ideal é contatar a administração do condomínio, por escrito, solicitando um parecer deles e uma orientação sobre o que pode e não pode ser feito.
ThiagoxD escreveu:Arrumar um engenheiro para fazer o calculo estrutural do predio? Quando o engenheiro faz um projeto ele mesmo faz o calculo estrurural?
Geralmente, quando se contrata um engenheiro ou arquiteto para o projeto, ele mesmo indica ao proprietário um engenheiro calculista caso não faço o trabalho.
ThiagoxD escreveu:Apenas um arquiteto poderia fazer esse serviço com segurança?
Geralmente o ideal é contratar um engenheiro civil para este tipo de serviço, porém, há sim arquitetos capacitados para isso.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

ThiagoxD
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 17 de Fevereiro de 2013 às 15:33
Atividade ou Profissão: Estudante psicologia

Re: Construindo na cobertura

Mensagem por ThiagoxD »

Obrigado pelas respostas Leandro; Então o que aconteceu comigo foi que tive a intenção de fazer essa reforma; tive uns imprevistos e deixei essa ideia de lado por uns 6 meses, entretanto a ideia agora está mais madura e pretendo realiza-la no ano que vem; A questão foi que consultei alguns profissionais (arquitetos e engenheiros) que foram inclusive no meu apt para fazer orçamento e etc, mas nenhum deles me passou confiança; resumindo, teve um arquiteto que falou o valor do projeto (cerca de R$2200,00) e que falou que inclusive conhece mão de obra e que acompanharia a obra por um valor extra; segundo ele, ele e sua empresa fariam o projeto em 15 dias e eu aprovando ele ja mandaria o pedreiro e etc para iniciar a obra; ele me garantiu que o que eu quero fazer não ofereceria riscos ao predio nem nada; mas não falou que faria calculo estrutural e nem nada do genero (sou leigo na area, não sei se o que eu quero n precisaria desse tipo de calculo e etc); falou que se eu quisesse entrar na prefeitura para ter a autorização, ele teria um trabalho extra por isso e as taxas e coisas do tipo estao fora deste orçamento. Um engenheiro, foi o que mais me passou confiança, pediu uns R$2300,00 e tb me assegurou sobre a segurança da obra, que não teria nenhum problema e etc; ele disse que a aprovação da prefeitura é vantajosa pq se alguem denunciase e eu n tivesse a aprovação eu teria a obra embargada e pagaria multa; mas ele disse que a prefeitura está "chata" com esse tipo de obra, que dependendo ela pode barrar devido quantidade maxima de m² permitida para a area residencial aonde moro (nem sabia que tinha isso); ele ainda disse que, por uma interpretação, podemos considerar que a obra é interna (já existe o terraço em cima do meu apt de uso exclusivo do meu apt) e só fazer as paredes de um quarto e banheiro n necessitaria de aprovação ja que n estaria necessariamente aumentando os m² do meu apt), achei essas informações dele ate meio contraditorias; Mas enfim, no meu condominio os apts que tem terraço ja fizeram esse tipo de mudança e, tenho quase certeza absoluta que n tiveram planta na prefeitura, pois quando fui olhar a planta do meu apt n achei nenhuma planta de alteração do comdominio, só constam as originais; enfim, realmente necessito dessa obra...tenho receio de fazer tudo certinho, falar com sindico, prefeitura e eles barrarem (alem da prefeitura me dar um gasto maior) e obvio que meu receio maior seria de dar alguma meleca devido a obra; enfim, posso construir tranquilo quanto a segurança do edificio, questoes de denuncias de obra irregular a parte (ninguem denunciaria, pois todos tem o "rabo presso" pois ja fizeram algo assim tb, contanto com profissionais sem o alvara da prefeitura? tipo...eles seriam responsaveis pelo que fizeram? Tenho receio deles souberem q ja q n vou aprovar na prefeitura pegarem e fizerem meio q de qq jeito; Alguem com mais experiencia no assunto poderia me ajudar com isso?
Desculpem a msg extensa e obrigado a todos que leram. abraços

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem