Nota da Moderação: Tópico criado pelo desmembramento de mensagens (
decoracao/muro-de-divisa-t1974.html )
Olá caro(a) "murbanski", seja bem-vindo(a) ao
Guia da Obra ;)
Na verdade, todo muro que tem contato com a terra, geralmente muros de arrimo, precisam de um cuidado maior do que apenas uma lona.
É interessante aplicar, após a construção do muro, antes do aterramento ou reaterro, impermeabilizantes do lado externo e interno, sendo que a aplicação de impermeabilizantes na face externa, que terá contato direto com a terra, trás mais benefícios e mais eficácia do que do lado interno. Basicamente, você deve:
- Aplicar reboco especial com produto impermeabilizante misturado na massa, como o Vedacit da Otto Baumgart por exemplo;
- Aplicar sobre o reboco pintura com produto impermeabilizante como Neutrol, por exemplo, ou ainda mais eficiente como manta asfáltica;
- Para ainda mais segurança, ainda na face externa, usar uma manta plástica para isolamento de qualquer umidade com a parede.
Após a impermeabilização da parede, para aumentar ainda mais a eficácia, você deverá realizar a drenagem da terra que estará em contato com a parede, diminuindo a pressão na parede e eliminando o contato excessivo com umidade.
Para realizar o dreno, é interessante utilizar na parte inferior do muro um tubo de drenagem (encanamento parcialmente furado) que captará a água advinda do solo. Este tubo de drenagem deverá estar ligado à uma tubulação que destinará a água do dreno para seu descarte, na tubulação de águas pluviais por exemplo. O tubo de drenagem deverá ser envolvido em uma manta geotêxtil / geossintética (mais conhecida pela marca Bidim). Esta manta evitará que terra ou lodo adentre a tubulação e obstrua-a com o passar do tempo.
O dreno deverá ser feito através de uma camada de brita / pedra britada junto à parede, por onde a água vinda da terra deverá infiltrar até chegar à tubulação para ser eliminada. Para conseguir uma camada uniforme de brita, geralmente de uns 10cm, o aterro / reaterro deverá ser feito juntamente com a aplicação da brita, podendo-se usar uma placa de compensado / aglomerado de madeira para separar a terra da brita enquanto a altura do aterro vai subindo.
Se no seu caso o único item "esquecido" foi a lona, não precisa se desesperar, porém, pela presença de água na face interna da parede, a coisa pode ser mais complicada de se resolver.
Caso a parede não tenha recebido nenhum tipo de tratamento para impermeabilização na face externa, você só tem como opção trabalhar a face interna, porém, neste caso, fique ciente que pode amenizar os problemas, mas não resolver completamente.
Para a face interna, você pode tentar remover o reboco existente e aplicar um novo reboco com agente impermeabilizante, após, aplicar uma pintura impermeabilizante também. Porém, já adianto que esta é uma solução paliativa e em pouco tempo terá mais problemas.
Uma solução mais confiável e duradora é construir uma nova parede, mesmo que bem fina (com blocos de 10), deixando dreno entre as duas paredes e aplicando impermeabilizantes na massa da nova parede.