Muro de Divisa

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
murbanski
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 01 de Fevereiro de 2013 às 15:09
Atividade ou Profissão: militar

Muro de Divisa

Mensagem por murbanski »

Tenho uma dúvida... meu vizinho tem o terreno mais alto que o meu... uma diferença de uns 4 metros de altura... fizemos o muro com os custos divididos... o detalhe é que deveria ter sido colocado por ele uma lona, que foi tb comprada em conjunto, pelo lado dele de modo a evitar infiltração do meu lado... como havíamos combinado isso, fiquei tranquilo de que isso seria feito.... fui viajar e quando voltei, 3 dias depois, o terreno dele havia sido aterrado e terraplanado e a lona não havia sido colocada... hoje sofro constantemente com infiltração de modo que, quando chove, alaga minha casa... e fica por dias seguidos após a chuva vertendo água. Não nos conversamos mais por conta deste fato...pergunto: o que devo fazer nessa situação???

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Muro de Divisa

Mensagem por Leandro »

Nota da Moderação: Tópico criado pelo desmembramento de mensagens ( decoracao/muro-de-divisa-t1974.html )

Olá caro(a) "murbanski", seja bem-vindo(a) ao Guia da Obra ;)

Na verdade, todo muro que tem contato com a terra, geralmente muros de arrimo, precisam de um cuidado maior do que apenas uma lona.

É interessante aplicar, após a construção do muro, antes do aterramento ou reaterro, impermeabilizantes do lado externo e interno, sendo que a aplicação de impermeabilizantes na face externa, que terá contato direto com a terra, trás mais benefícios e mais eficácia do que do lado interno. Basicamente, você deve:
  1. Aplicar reboco especial com produto impermeabilizante misturado na massa, como o Vedacit da Otto Baumgart por exemplo;
  2. Aplicar sobre o reboco pintura com produto impermeabilizante como Neutrol, por exemplo, ou ainda mais eficiente como manta asfáltica;
  3. Para ainda mais segurança, ainda na face externa, usar uma manta plástica para isolamento de qualquer umidade com a parede.
Após a impermeabilização da parede, para aumentar ainda mais a eficácia, você deverá realizar a drenagem da terra que estará em contato com a parede, diminuindo a pressão na parede e eliminando o contato excessivo com umidade.

Para realizar o dreno, é interessante utilizar na parte inferior do muro um tubo de drenagem (encanamento parcialmente furado) que captará a água advinda do solo. Este tubo de drenagem deverá estar ligado à uma tubulação que destinará a água do dreno para seu descarte, na tubulação de águas pluviais por exemplo. O tubo de drenagem deverá ser envolvido em uma manta geotêxtil / geossintética (mais conhecida pela marca Bidim). Esta manta evitará que terra ou lodo adentre a tubulação e obstrua-a com o passar do tempo.

O dreno deverá ser feito através de uma camada de brita / pedra britada junto à parede, por onde a água vinda da terra deverá infiltrar até chegar à tubulação para ser eliminada. Para conseguir uma camada uniforme de brita, geralmente de uns 10cm, o aterro / reaterro deverá ser feito juntamente com a aplicação da brita, podendo-se usar uma placa de compensado / aglomerado de madeira para separar a terra da brita enquanto a altura do aterro vai subindo.

Se no seu caso o único item "esquecido" foi a lona, não precisa se desesperar, porém, pela presença de água na face interna da parede, a coisa pode ser mais complicada de se resolver.

Caso a parede não tenha recebido nenhum tipo de tratamento para impermeabilização na face externa, você só tem como opção trabalhar a face interna, porém, neste caso, fique ciente que pode amenizar os problemas, mas não resolver completamente.

Para a face interna, você pode tentar remover o reboco existente e aplicar um novo reboco com agente impermeabilizante, após, aplicar uma pintura impermeabilizante também. Porém, já adianto que esta é uma solução paliativa e em pouco tempo terá mais problemas.

Uma solução mais confiável e duradora é construir uma nova parede, mesmo que bem fina (com blocos de 10), deixando dreno entre as duas paredes e aplicando impermeabilizantes na massa da nova parede.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem