Página 1 de 1

Dúvida sobre adega subterrânea com refrigeração natural

Enviado: 09 de Janeiro de 2012 às 19:49
por vferraribr
Moro em Curitiba e quero construir uma casa com uma adega subterranea, naturalmente refrigerada. Alguém conhece alguma empresa ou profissional especializado em adegas subterraneas?

Minha principal dúvida é: Como saber se, ao final da construção, a temperatura desejada (max. 17 C) será alcançada? Li em sites estrangeiros que se deve medir a temperatura do solo antes da construção, para saber quão profunda deve ser a adega. Será que em Curitiba eu consigo temperatura de solo assim tão baixa?

Obrigado pela informação!

Re: Dúvida sobre adega subterrânea com refrigeração natural

Enviado: 10 de Janeiro de 2012 às 16:05
por Leandro
vferraribr escreveu:Moro em Curitiba e quero construir uma casa com uma adega subterranea, naturalmente refrigerada. Alguém conhece alguma empresa ou profissional especializado em adegas subterraneas?

Minha principal dúvida é: Como saber se, ao final da construção, a temperatura desejada (max. 17 C) será alcançada? Li em sites estrangeiros que se deve medir a temperatura do solo antes da construção, para saber quão profunda deve ser a adega. Será que em Curitiba eu consigo temperatura de solo assim tão baixa?

Obrigado pela informação!
Ter uma adega subterrânea não é garantia de que não será necessária refrigeração para obtenção de uma temperatura máxima de 15ºC (o ideal é não passar esta temperatura por mais de 1 vez por semana por períodos muito longos). A adega subterrânea na verdade é sinônimo de menor preocupação com o controle térmico, no entanto, geralmente requer apenas o mínimo de controle da temperatura.

Em uma breve pesquisa sobre geotermia pela web, encontrei dados que afirmam que a cada 1km que descemos no subsolo, a temperatura aumenta entre 20~40ºC (fonte), mas é claro que tudo varia de acordo com a composição do solo, umidade e temperatura da superfície. Considerando que sua adega estará no máximo de 3 a 6 metros de profundidade, podemos "desconsiderar" este aumento de temperatura.

Então se a temperatura abaixo da superfície não esfria conforme descemos, qual a vantagem? Na verdade, a temperatura até é mais baixa do que da superfície nos primeiros metros, devido ao isolamento em relação aos raios solares. Além disso, a grande vantagem é também a ausência de mudanças bruscas de temperatura devido a baixa transferência de temperatura do solo, demorando a subir de dia e demorando a descer à noite, mantendo-se bem estável com poucas oscilações. Outro fator que essencial para conservação dos vinhos é a ausência de luz em construções subterrâneas.

Considerando a temperatura média de Curitiba, no verão, de 21ºC, imagino que uma adega sem climatização controlada, não irá lhe garantir a temperatura ideal para conservação dos seus vinhos. Neste caso, o ideal será utilizar um termômetro higrômetro, para controlar temperatura e umidade, juntamente com equipamentos para climatização artificial.
Registros e Temperaturas Médias em Curitiba-PR - Brasil
Imagem
Fonte: The Weather Channel
Uma experiência simples e que talvez possa te dar maior certeza quanto à temperatura a ser obtida em uma adega na sua região, é medir a temperatura em outras construções com condições parecidas (como profundidade e/ou ausência de sol e ventilação), como garagens subterrâneas em condomínios prediais ou shoppings.

Você também poderia, caso haja a possibilidade, medir a temperatura da água em poços razoavelmente rasos, ou seja, que estejam na altura aproximada do nível a qual estará sua adega.

Leia também: