Posso unir 2 casas de um loteamento em uma só?
-
- Iniciante
- Atividade ou Profissão: Estudante
Posso unir 2 casas de um loteamento em uma só?
Possuo duas casas em um loteamento em que há uma vila, com várias casas, no qual não foi possível desmembrar entre os proprietários, visto a insuficiencia de medição necessária. Contudo, queria saber se posso unir essas 2 casa minhas, formando uma só, contudo sem a necessidade de continuar pagando impostos duplicados, já que será uma unica casa.
- Leandro
- Fundador do GdO
- Atividade ou Profissão: Empresário
- Contato:
Re: Posso unir 2 casas de um loteamento em uma só?
Saudações!
Amigo, quanto à união ou desmembramento, tem que consultar a legislação do seu município, pois cada cidade tem leis distintas para isso.
Agora sobre o imposto, sinceramente, existem 2 hipóteses:
1) Alguns municípios dão isenção de IPTU ou até mesmo redução do valor para imóveis com pouca área construída, cerca de até 100 ou 150m². Unir as duas casas poderia resultar em um aumento do IPTU e nunca o contrário;
2) A prefeitura costuma cobrar uma alíquota sobre a área do terreno e outra alíquota sobre a área construída (edificação). Como o valor é baseado nas alíquotas por metro quadrado, logo, unir os imóveis não resulta em decréscimo do valor total a pagar.
Lembre-se também que é muito útil ter os 2 terrenos das 2 casas separados caso no futuro pense em alugar um imóvel e morar em outro ou ainda, alugar os 2 de forma separada.
Particularmente eu não aconselho a "unir" os imóveis no papel...
Amigo, quanto à união ou desmembramento, tem que consultar a legislação do seu município, pois cada cidade tem leis distintas para isso.
Agora sobre o imposto, sinceramente, existem 2 hipóteses:
1) Alguns municípios dão isenção de IPTU ou até mesmo redução do valor para imóveis com pouca área construída, cerca de até 100 ou 150m². Unir as duas casas poderia resultar em um aumento do IPTU e nunca o contrário;
2) A prefeitura costuma cobrar uma alíquota sobre a área do terreno e outra alíquota sobre a área construída (edificação). Como o valor é baseado nas alíquotas por metro quadrado, logo, unir os imóveis não resulta em decréscimo do valor total a pagar.
Lembre-se também que é muito útil ter os 2 terrenos das 2 casas separados caso no futuro pense em alugar um imóvel e morar em outro ou ainda, alugar os 2 de forma separada.
Particularmente eu não aconselho a "unir" os imóveis no papel...
-