Posso unir 2 casas de um loteamento em uma só?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
elias3d
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Estudante

Posso unir 2 casas de um loteamento em uma só?

Mensagem por elias3d »

Possuo duas casas em um loteamento em que há uma vila, com várias casas, no qual não foi possível desmembrar entre os proprietários, visto a insuficiencia de medição necessária. Contudo, queria saber se posso unir essas 2 casa minhas, formando uma só, contudo sem a necessidade de continuar pagando impostos duplicados, já que será uma unica casa.

Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Posso unir 2 casas de um loteamento em uma só?

Mensagem por Leandro »

Saudações!

Amigo, quanto à união ou desmembramento, tem que consultar a legislação do seu município, pois cada cidade tem leis distintas para isso.

Agora sobre o imposto, sinceramente, existem 2 hipóteses:
1) Alguns municípios dão isenção de IPTU ou até mesmo redução do valor para imóveis com pouca área construída, cerca de até 100 ou 150m². Unir as duas casas poderia resultar em um aumento do IPTU e nunca o contrário;
2) A prefeitura costuma cobrar uma alíquota sobre a área do terreno e outra alíquota sobre a área construída (edificação). Como o valor é baseado nas alíquotas por metro quadrado, logo, unir os imóveis não resulta em decréscimo do valor total a pagar.

Lembre-se também que é muito útil ter os 2 terrenos das 2 casas separados caso no futuro pense em alugar um imóvel e morar em outro ou ainda, alugar os 2 de forma separada.

Particularmente eu não aconselho a "unir" os imóveis no papel...
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder