Duvida sobre calculo de cargas para construção civil

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Valeria
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Engenheira civil

Duvida sobre calculo de cargas para construção civil

Mensagem por Valeria »

Sou engenheira civil, e desde que me formei há 17 anos eu sou atuante como orçamentista, e me distanciei de calculo estrutural, amaria receber um auxilio de como devo iniciar novamente nesta area? onde consultar as cargas e softwares que pudesse me auxiliar a executar calculos simples como muro de arrimo e edificações até 3 pavimentos...

Grata

IsaacdeCristo
Parceiro do GdO
Parceiro do GdO
Atividade ou Profissão: Planejamento, execução
Contato:

Re: Duvida sobre calculo de cargas para construção civil

Mensagem por IsaacdeCristo »

Cara Valéria,

Você pode solicitar no "Fórum Conhecendo Obras", apostilas de cálculo de pilares e vigas.
Vai construir, reformar ou investir em imóveis? Leia antes os livros
"CONHECENDO OBRAS"
Autor: Isaac de Cristo - Arquiteto e Urbanista (CAU: 171432-5).

victorbittencourt
Iniciante
Iniciante
Atividade ou Profissão: Projetos estruturais

Re: Duvida sobre calculo de cargas para construção civil

Mensagem por victorbittencourt »

Ola Valéria,

Eu sou calculista de estruturas, e para estruturas de concreto armado eu uso o software Eberick, da altoqi, que é muito fácil de usar e tem a versão demo para download no site http://www.altoqi.com.br, na versão demo tem todas as funções normais, porém você não tem como salvar nada.
O material básico de pesquisa são as normas da abnt tais como: NBR-6118/2003 Projetos de estruturas de concreto, NBR-6120 Cargas para cálculo de estruturas, NBR-6122 Projeto e execução de fundações. Para calcular vigas, pilares, sapatas, lajes, blocos, eu gosto de usar os livros do Roberto Chust Carvalho - Cálculo de Detalhamento de Estrutura Usuais de Concreto Armado, volumes 1 e 2, para muros de arrimo eu uso o caderno de muros de arrimo do Antônio Moliterno.
Também tem um software muito bom para determinar esforços internos em vigas que se chama FTOOL, ele é gratuito e você vai achar facilmente para download.
Espero ter ajudado!
Victor Bittencourt

Responder