Preparação da Terra

Informações sobre como construir ou reformar sem agredir o meio ambiente, construção ecológica e sustentável.
Responder
leandrohoehne
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 29 de Dezembro de 2019 às 11:22
Localização: São Paulo - SP
Atividade ou Profissão: Educador

Preparação da Terra

Mensagem por leandrohoehne »

Olá construtores! Sou novo aqui :)

Adquiri um terreno em uma região com presença de Mata Atlântica e gostaria de trabalhar nele com o mínimo de interferência possível. Comecei neste fim-de-semana a reconhecer o terreno mais a fundo, andando em parte de sua extensão, reconhecendo os desníveis e identificando modificações antigas feitas por movimentações de terras anteriores (o terreno apresenta ter alguns degraus feitos por intervenção humana). Porém o terreno está intocado há décadas, tem mais de 5000m² de uma mata nativa se regenerando com bastante acúmulo de material orgânico no solo e vegetação de sub-bosque, impedindo de ter uma visualização mais nítida do solo para pensar o projeto de construção.

Como a ideia é seguir técnicas de bioconstrução, seguindo os valores da permacultura, estamos buscando métodos de menor interferência possível no ambiente, portanto não queremos entrar com maquina no terreno para fazer remoção de terra e, muito menos, de árvores grandes. Portanto chegamos a um impasse e gostaríamos de ter opiniões de pessoas mais experientes.

O bosqueamento é aconselhável nessa situação? A criação de platôs (mesmo que pequenos) manuais são muito trabalhosos? (se houver links que falam sobre o assunto, só achei de terraplanagem mecânica) A construção aproveitando o desnível natural do terreno oferece muito risco?

Por enquanto são essas as dúvidas! Agradeço desde já toda a atenção!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem