EcoBusinessShow 2009 - Econegócios e Sustentabilidade

Espaço para divulgar eventos ligados à engenharia, arquitetura e construção civil como feiras e exposições.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

EcoBusinessShow 2009 - Econegócios e Sustentabilidade

Mensagem por Equipe GdO »

Evento: EcoBusinessShow - Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade

Descrição:
São Paulo, abril de 2009 – Entre os dias 1 e 3 de setembro, acontece em São Paulo, a ECO Business Show 2009 - Feira e Congresso de Econegócios e Sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, o evento realizado e organizado pela MES Eventos reúne no Centro de Exposições Imigrantes, empresas e lideranças nacionais e internacionais para debater a sustentabilidade e sua importância nos negócios.

A palavra sustentabilidade vem ocupando um lugar de destaque em todos os setores. Para tanto, entender o verdadeiro significado deste termo, seu impacto para planeta e, o que se ganha ao falar e incorporar a sustentabilidade é fundamental. Como esta é uma discussão vital para o futuro, mas que precisa acontecer no presente, a ECO Business Show 2009 chega para promover este debate. Durante o evento, empresas e lideranças comprometidas com Econegócios mostram como é possível obter resultados em harmonia com os princípios sustentáveis. Em sua primeira edição, que aconteceu em novembro do ano passado, mais de 30 expositores e 28 palestrantes mostraram, durante três dias de feira e congresso, projetos pautados em sustentabilidade e com foco principal em Econegócios.

Para Ricardo Guggisberg, diretor executivo da MES Eventos, é fundamental mostrar os projetos e iniciativas que já estão implantadas e buscar cada vez mais alternativas para tornar os negócios economicamente viáveis. “A convergência dos mercados é um dos principais caminhos para os processos sustentáveis, pois com ela é possível criar uma cadeia produtiva lucrativa onde todos ganham. Por isso, a ECO Business Show 2009 surge como uma grande vitrine para as empresas e governos apresentarem suas ações que unem o equilíbrio ambiental, cultural, econômico e social”, diz o executivo.

Esta nova realidade já pode ser vista em empresas brasileiras que adotaram programas como reaproveitamento de água, utilização de detritos de aves, reciclagem de materiais, construções verdes, energias renováveis, entre outros. Um dos cases apresentados na primeira edição do evento é o projeto criado pela Cogerar Sistemas de Energia, que produz energia elétrica a partir do uso de resíduos de granjas e que viu na produção do estado de Santa Catarina, responsável por 22% de 2,8 bilhões de aves abatidas anualmente no País, uma oportunidade de negócio sustentável.

De acordo com Eduardo de Moraes, diretor de desenvolvimento da Cogerar, diante desta escala de produção é preciso ficar atento ao padrão tecnológico das criações e o controle sanitário. Isto inclui a reavaliação de pontos importantes como a destinação dos resíduos orgânicos que possuem potencial risco à saúde humana. "Foi aí que surgiu a idéia de reaproveitar estes resíduos e criar a Usina Termelétrica de Xanxerê - cidade localizada ao leste do estado catarinense -, que se encontra em fase de construção e com funcionamento previsto para 2010", conta Moraes. A primeira usina vai gerar energia por meio do uso das fezes das aves criadas em 1.500 granjas do estado que já aderiram ao projeto.

Outra iniciativa de destaque é a Revita - especializada na extração da fibra de celulose das embalagens Tetra Pak. Pioneira a exercer essa atividade, seu processo tecnológico evoluiu e hoje ela fornece material a fabricantes de Telhas e Chapas Ecológicas com o menor índice residual de fibras de celulose, Isto proporciona redução de custos e maior eficiência produtiva, comprovada pela qualidade dos produtos fabricados.

Segundo Guggisberg, estes são apenas dois exemplos do que foi apresentado no ano passado e considera que o grande diferencial da ECO Business Show 2009 é mostrar na prática as vantagens e benefícios de envolver a cadeia produtiva. “O evento abre espaço para o benchmarking, aprendizado, reflexão e socialização de informações voltadas ao assunto”, afirma. O empresário afirma ainda que os congressistas e expositores demonstrarão na prática como é possível obter resultados em harmonia com os princípios de sustentabilidade e ao mesmo tempo contribuir para que o desenvolvimento sócio econômico não comprometa as futuras gerações com as necessidades de hoje.

“Nosso objetivo com este evento é apresentar tendências de mercado e debater as ações adotadas pela iniciativa privada e governo, bem como refletir o papel de cada um ao diminuir o consumo de recursos naturais tornando a vida mais humana, sustentável e digna”, diz Guggisberg.

Com o tema Negócios e Cidades Sustentáveis, o grande destaque deste ano é o Green Supply Chain que fala da cadeia produtiva verde como foco de atenção para os negócios. O propósito é minimizar por meio de medidas práticas os impactos nocivos ao meio ambiente e oferecer à sociedade, produtos e serviços sustentáveis. Para Guggisberg, o conceito aplicado desde a escolha da matéria-prima, insumos, fabricação do produto, desenvolvimento das embalagens, logística de distribuição, forma de consumo até o descarte dos resíduos, acompanha todo o ciclo de vida desta cadeia.

“Além deste diferencial, o evento traz ainda inovações em produtos e serviços nas diversas áreas ligadas a sustentabilidade, econegócios e trabalha com três frentes: construção civil, transportes, indústria que envolve questões como energia, matéria-prima e tecnologia”. E conclui: “A ECO Business Show conta com o apoio de entidades privadas e públicas, organizações não-governamentais, universidades, entre outros, por este motivo acredito que este evento é uma grande oportunidade para trocar experiências e práticas relacionadas a sustentabilidade”, finaliza o empresário.
Data: 1 a 3 de Setembro de 2009

Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo - SP - Brasil

Informações à imprensa:
Contato Comunicação & Marketing

Marcia Lima – (11) 3288-7108 / 3288-8424 / 9740-2560
release@contato.ppg.br

Erika Soós – (11) 3288-7108/ 9233-5044
erika@contato.ppg.br

Claudia Dias – (11) 3251-2359/ 9301-6061/ 7093-9968
claudiadias@contato.ppg.br

Site: http://www.ecobusinessshow.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder