Principais Técnicas e Operações na Terraplenagem

Assuntos relacionados à terraplenagem, movimentação de solos, máquinas e equipamentos pesados.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Principais Técnicas e Operações na Terraplenagem

Mensagem por Equipe GdO »

Terraplenagem ou Terraplanagem - Técnicas e operações mais utilizadas

Como o próprio nome já dá a entender, Terraplenagem é o ato de terraplenar, ou seja, tornar a terra ou terreno plano. O nome correto, é terraplenagem e não terraplanagem como muitos dizem.

Normalmente, o trabalho de terraplenagem não é tão simples quanto pode parecer a primeira vista. Adequar a topografia original de um terreno ao projeto de construção pode ser um trabalho árduo e complexo dependendo das atuais condições do mesmo.

Uma boa dica para quem pensa em construir, é consultar um profissional da área antes de adquirir o terreno, para que possa ser auxiliado de modo a escolher um lote cujo a topografia original seja condizente com seus planos de construção. Quando mais próximo ao nível do pavimento térreo for a topografia do terreno, maior será a economia com a terraplenagem, que em alguns casos pode chegar a até 20% do valor da obra. Nem sempre o terreno mais barato é o mais indicado.

Infelizmente, nem sempre há condições de escolher o terreno com melhor topografia, e nesta parte é que entram as técnicas de terraplenagem. As operações básicas empregadas em terraplenagem são as seguintes:

1. Escavação: Ato de escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota pré-determinada no projeto de construção.
1.2 Escavação com Remoção de terra: Nesta operação, a terra é escavada e carregada em caminhões basculantes que transportarão o material para locais denominados Aterros ou Bota-Foras.
1.3 Escavação sem Remoção de terra: A terra é escavada onde a topografia está acima das cotas do projeto, e é utilizada no Aterro das áreas onde o nível do terreno está abaixo das cotas do projeto de construção. Este processo também é conhecido como "corte e compensação".

2. Aterro: Ato de aterrar determinado local, utilizando-se preferencialmente de terra vermelha, por seu melhor rendimento no trabalho de compactação do aterro, para que áreas abaixo da cota do projeto de construção sejam elevadas.
2.1 Aterro com Importação de terra: Quando não há no próprio terreno material (proveniente de áreas de escavação) suficiente para atingir as cotas do projeto por meio de aterro, é necessário realizar importação de terra, vinda de outro terreno cujo a remoção desta seja necessária.
2.2 Aterro sem Importação de terra: Este é o processo de realizar aterro sem importação de terra, por meio de "corte e compensação".

3. Compactação de Solo: Quando é necessário Aterro em determinado local, é imprescindível que seja feito um trabalho de Compactação do Solo. Este trabalho consiste em compactar o solo utilizando-se de equipamento chamado Rolo Compactador Pata (também conhecido como pé-de-carneiro) que comprime o solo com seu peso e vibração afim de torná-lo tão firme e resistente quanto necessário. Normalmente um engenheiro de solos ou engenheiro calculista determina quanto compacto deve estar o solo. Também são realizadas análises laboratoriais para definição quanto ao solo estar apto ou não para construção.
Normalmente o processo de compactação é realizado em camadas. Um pequeno aterro de no máximo 20cm de altura é realizado, e logo após caso a terra esteja seca ela é umedecida por meio de um caminhão-pipa ou "secada" por meio de um equipamento chamado Grade caso esteja muito úmida. Somente então é que é utilizado o Rolo Compactador Pata. E assim são utilizadas tantas camadas quantas forem necessárias para atingir a cota existente no projeto.

4. Troca de solo: A técnica de troca de solo é utilizada quando a consistência do solo original não é boa, ou seja, não é firme o suficiente para suportar a carga da futura edificação. O estudo do solo é feito por meio de Sondagem (remoção de amostras do solo em determinadas profundidades para estudo laboratorial) para definição de quantos metros abaixo da topografia original deverá ser feita a escavação. Após escavado o terreno para remoção do solo inconsistente, é realizado o processo de aterro com compactação para adequar o terreno às cotas exigidas no projeto.
5. Drenagem de Solo: Em terrenos onde há excesso de umidade, a drenagem é realizada com a criação de canais (valas de nível mais baixo que o restante do terreno) em locais estratégicos para escoamento da água existente. Quando a origem da umidade é proveniente de nascente, deve-se respeitar um raio de aproximadamente 50m da mesma e criar um canal que desvie a água para longe do local da construção. Se a origem da umidade for resultado de acúmulo de águas pluviais, recomenda-se apenas inclinar suavemente o terreno para que esta escoe com maior facilidade, e se possível, criar um canal adjacente à parte mais baixa do terreno para escoamento da água.

6. Prevenção de Erosão: Em solos sedimentares ou de composição arenosa, taludes e terrenos de topografia em aclive ou declive é constante o aparecimento de erosões ocasionadas pela ação de fortes chuvas. A técnica mais utilizada para prevenir o aparecimento de erosões em grandes áreas é a criação de curvas de nível, que são cortes ao longo do talude (ou aclive / declive) que captam a água de escorre pela terra afim de não deixar que esta crie velocidade e desagregue o solo levando consigo sedimentos e abrindo valas (as erosões). Normalmente, a quantidade de curvas de nível em uma determinada área depende da sua extenção e grau de inclinação. Em taludes a 45° (inclinação natural da terra não compactada em aterros) não é aconselhável haver mais de 5 ou 6 metros entre as curvas de nível. Quanto menor a inclinação, maior o espaço permitido entre as curvas de nível.

Observação: É importante lembrar que antes de qualquer alteração na topografia original do terreno, todas as empresas de terraplenagem idônias requerem projeto de construção aprovado pela prefeitura da cidade e aprovação pelos órgãos estaduais e federais como Secretaria do Meio-Ambiente, CETESB, DUSM, IBAMA, DPRN, DAEE, etc.

Espero que este artigo seja útil... qualquer dúvida, estamos à disposição.

Abração a todos
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem