Acadêmicos do Departamento de Engenharia Civil da UEM chegaram à conclusão que os telhados de fibrocimento aumentam o frescor do ambiente, pela manhã, quando estão mais velhos. O estudo, apresentado no Eaic, foi elaborado a partir de sensores de temperatura conectados aos telhados de prédios da própria universidade.
O trabalho, intitulado “Comportamento térmico de telhados de fibrocimento de edifícios escolares em Maringá”, foi realizado pelos universitários Hugo Sefrian Peinado e Douglas Lautenschlager Peres, sob orientação da doutora Maria Zanin Meneguetti, que desenvolve pesquisas na área de materiais e componentes da construção civil.
O estudo mostra que os telhados de fibrocimento com mais idade deixam o ambiente menos quente pela manhã porque estão mais gastos. O resultado é que além de reter mais sujeira, os telhados que já ficaram porosos armazenam a garoa da noite anterior pela manhã. “O envelhecimento da telha não constitui agravo, ao contrário, ajuda a atenuar o gradiente térmico”, conclui a pesquisa.
Fonte: O Diário do Norte do Paraná Online
Telhas velhas oferecem maior frescor
- Equipe GdO
- Moderador do fórum
- Mensagens: 991
- Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
- Localização: São Paulo - SP - Brasil
- Atividade ou Profissão: Notícias
- Contato:
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 9751 Exibições
-
Última mensagem por vgfjunior
-
- 0 Respostas
- 6683 Exibições
-
Última mensagem por larissapgn
-
- 0 Respostas
- 10635 Exibições
-
Última mensagem por RRUTSATZ