Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Segurança

Risco de obras públicas sem projeto executivo liberadas pela Lei das Estatais

Trabalhadores da Construção Civil

Foto: Pixabay

Mesmo após manifesto de mais 10 entidades dos setores de arquitetura, de consultoria de engenharia e de saneamento, foi sancionada a Lei das Estatais com trechos que permitem às empresas públicas e às que o governo tenha participação a contratação de obras sem projeto completo (básico e executivo) pela adoção de Regime Diferenciado de Contratações Públicas e Contratação Integrada.

O CAU/BR e o SINAENCO (Sindicato da Arquitetura e Engenharia Consultiva) defenderam junto à Presidência da República o veto parcial com a exclusão da “contratação integrada” da futura lei, sem sucesso.

Mais

Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico: Quem pode elaborar?

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e PânicoO Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) é o projeto que visa evitar que um princípio de incêndio se propague por toda a edificação.

Este tipo de projeto consiste no planejamento, dimensionamento e distribuição, pelo edifício, de equipamentos que visam prevenir a propagação das chamas durante um eventual princípio de incêndio, tais como extintores, além de também permitir facilitar a evacuação de pessoas, através de objetos específicos como placas de sinalização e materiais isolantes específicos que suportam altas temperaturas.

O objetivo deste artigo é falar um pouco mais sobre a atribuição de quem pode elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) hoje e quem poderá elaborá-lo no futuro.

Mais

O efeito das cores do ambiente no trabalhador e para a segurança do trabalho

O efeito das cores do ambiente no trabalhador e na segurança do trabalhoAs organizações buscam utilizar cores como auxílio de segurança e bem estar dos trabalhadores. Atualmente, os programas de segurança no trabalho, para serem considerados bem sucedidos, devem ter sinalizações através da utilização de cores como ferramenta de prevenção, principalmente pelo fato de que na indústria da construção civil há grandes grupos de funcionários com dificuldades para a leitura e interpretação de textos, sendo facilitado a melhor compreensão das situações através das cores, porém, é preciso compreender esta simbologia visando a prevenção de acidentes, através de treinamentos.

A utilização das cores consiste no propósito de satisfazer as necessidades de eficiência e conforto, que estão diretamente relacionadas ao desempenho do trabalhador. Há estudos que dizem que as cores são capazes de proporcionar mal estar e sensações ruins, assim como, bem estar, satisfação e contentamento.

Mais

Conteúdo