Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico: Quem pode elaborar?

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e PânicoO Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) é o projeto que visa evitar que um princípio de incêndio se propague por toda a edificação.

Este tipo de projeto consiste no planejamento, dimensionamento e distribuição, pelo edifício, de equipamentos que visam prevenir a propagação das chamas durante um eventual princípio de incêndio, tais como extintores, além de também permitir facilitar a evacuação de pessoas, através de objetos específicos como placas de sinalização e materiais isolantes específicos que suportam altas temperaturas.

O objetivo deste artigo é falar um pouco mais sobre a atribuição de quem pode elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) hoje e quem poderá elaborá-lo no futuro.

O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) é elaborado por profissional habilitado pelo corpo de bombeiros de cada Estado ou Unidade Federativa, órgãos que estudam limitar a habilitação de quem executa esse tipo de serviço.

Quem pode elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico?

Atualmente, surgiu uma discussão no meio da Arquitetura e Engenharia, relacionada a qual seria o profissional qualificado para elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico.

Na maioria dos Estados brasileiros, estão aptos a elaborar o projeto: o arquiteto, o engenheiro civil e o engenheiro de segurança do trabalho. Contudo, em alguns Estados, o Corpo de Bombeiros passou a exigir que o engenheiro civil ou o arquiteto tenha uma especialização em engenharia de segurança do trabalho.

Ainda este ano, em 2016, o CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e o CB (Corpo de Bombeiros) definirão se os Arquitetos e Engenheiros Civis que não possuírem a especialização irão perder a atribuição de elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico ou não.

Assim, a recomendação do Canal Video Aulas Autocad para os profissionais graduados em Arquitetura ou Engenharia Civil e já trabalham elaborando Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico é que façam uma especialização na área de Engenharia de Segurança do Trabalho para garantirem essa atribuição e não ficarem a mercê da decisão dos órgãos regulamentadores.

Em caso de dúvidas sobre o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, assista a playlist completa com diversas aulas sobre normas e instruções técnicas:


Artigo de Felipe Bueno

AutoCAD Tutorial

Share

2 respostas para Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico: Quem pode elaborar?

  • Para elaboração apenas do Projeto Preventivo de Incêndio, é necessário que o profissional tenha alvará na cidade da obra?
    Em caso de construção existente e sem projeto Preventivo?!
    Aguardo
    Obrigada

    • Bom dia Geruzza, não é imperativo. Mas algumas corporações do Corpo de Bombeiros, em alguns estados, solicitam que o profissional faça um cadastro na corporação para assinar a ART, mesmo para construções existentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Conteúdo
Enquetes

Qual a sua expectativa para a economia em 2018?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Comprar e Vender Imóveis Terraplenagem.Net Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net