Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

arquitetura

Estágio de Arquitetura, Engenharia Civil e Design de Interiores

Seleção de Estagiários para Casa Cor CearáO Instituto Euvaldo Lodi oferece vagas de estágio nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil e Design de Interiores para a atuarem no projeto Casa Cor.

Os estagiários selecionados terão direito mensal à bolsa no valor de R$ 750,00 e auxílio transporte de R$ 50,00.

Mais

Risco de obras públicas sem projeto executivo liberadas pela Lei das Estatais

Trabalhadores da Construção Civil

Foto: Pixabay

Mesmo após manifesto de mais 10 entidades dos setores de arquitetura, de consultoria de engenharia e de saneamento, foi sancionada a Lei das Estatais com trechos que permitem às empresas públicas e às que o governo tenha participação a contratação de obras sem projeto completo (básico e executivo) pela adoção de Regime Diferenciado de Contratações Públicas e Contratação Integrada.

O CAU/BR e o SINAENCO (Sindicato da Arquitetura e Engenharia Consultiva) defenderam junto à Presidência da República o veto parcial com a exclusão da “contratação integrada” da futura lei, sem sucesso.

Mais

Software CAD Gratuito

Softwares CAD (Computer-Aided Design)O software CAD (CAD é a sigla para “Computer Aided Design” em inglês, que traduz-se para o português como “Desenho Assistido por Computador“) é um tipo de programa largamente utilizado por profissionais de engenharia, geologia, geografia, arquitetura e design.

O mais conhecido e utilizado software CAD é o AutoCAD, da Autodesk. Esta popularidade se dá por dois motivos: primeiro pela necessidade de uma padronização e segundo porque tanto o AutoCAD, quanto os demais produtos da Autodesk, oferecem uma completa solução para os profissionais que utilizam este tipo de programa.

Porém, há no mercado alternativas que demandam investimentos reduzidos se comparados ao AutoCAD e até alguns softwares CAD gratuitos e compatíveis com diversos sistemas como Windows, Mac ou Linux e arquiteturas como 32 e 64 bits.

Mais

Vagas de estágio para arquitetura e engenharia na MRV

Vagas de estágioA MRV Engenharia, conceituada construtora situada entre as maiores do país, abriu vagas de estágio para estudantes de engenharia civil para atuarem diretamente no auxílio ao engenheiro civil em diversas etapas da obra e para estudantes de arquitetura e urbanismo para atuarem em diversas áreas da arquitetura de projetos da construtora.

Atuando no mercado de construção civil desde 1979, a construtora MRV Engenharia está presente em mais de 100 cidades do Brasil, como nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba e no Distrito Federal.

Mais

Gestão de pessoas na construção civil e ganho de produtividade

Gestão de PessoasA gestão de pessoas na construção civil é tarefa obrigatória e indispensável, tratando de todos os profissionais envolvidos em todos os setores da obra e em todos os níveis hierárquicos, não ficando a tarefa de gerenciamento unicamente destinada ao controle dos projetos, dos insumos, das finanças, dos prazos e cronogramas, entre outros itens também importantes.

Um bom gestor deve sempre ter a preocupação em melhorar as condições de trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores, com especial atenção às relações humanas, pois assim cria um ambiente propício ao aumento de produtividade em todos os setores da empresa e consequentemente da obra de construção civil como um todo.

Mais

Projeto de Prevenção e Combate à Incêndio e Pânico: Quem pode elaborar?

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e PânicoO Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) é o projeto que visa evitar que um princípio de incêndio se propague por toda a edificação.

Este tipo de projeto consiste no planejamento, dimensionamento e distribuição, pelo edifício, de equipamentos que visam prevenir a propagação das chamas durante um eventual princípio de incêndio, tais como extintores, além de também permitir facilitar a evacuação de pessoas, através de objetos específicos como placas de sinalização e materiais isolantes específicos que suportam altas temperaturas.

O objetivo deste artigo é falar um pouco mais sobre a atribuição de quem pode elaborar o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) hoje e quem poderá elaborá-lo no futuro.

Mais

Conteúdo

Conheça também:
Comprar e Vender Imóveis Terraplenagem.Net Construção Civil Business Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net