Assentamento de Bloquetes de Concreto

Área para debate de temas relacionados à pisos e pavimentação (asfalto, bloquetes intertravados, etc).
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Assentamento de Bloquetes de Concreto

Mensagem por Leandro »

Dicas de como proceder com assentamento de bloquetes de concreto para pavimentação
assentamento.gif
Como fazer o assentamento
1º)- Passo - Nivelar, uniformizar a área onde será assentado o piso intertravado.
piso1.gif
2º)- Passo - Compactar a área, em partes pequenas pode-se usar soquete, em áreas maiores, é preciso o auxílio de placa vibratória ou rolo vibro compactador.
piso2.gif
3º)- Passo - Instalação das guias de concreto para confinamento do pavimento intertravado.
piso3.gif
4º)- Passo - Colocação da Brita no caso de tráfego pesado ou Pedrisco para tráfego médio, que pode ser espalhada com carrinho manual ou pá carregadeira em grandes áreas, deixando uniforme,e em seguida compactar.
5º)- Passo - Colocação de areia ou pó de pedra que para tráfego leve já se coloca após a compactação do solo dispensando Brita ou Pedrisco deixando uma camada de 3 a 5 cm.
piso4.gif
6º)- Passo - Inicie o assentamento das peças do piso intertravado por uma das extremidades, havendo a necessidade de recorte deve ser executado por ferramentas como Makita ou Policorte.
7º)- Passo - Constantemente verifique o nível e ajuste as peças com um martelo de borracha.
piso5.gif
8º)- Passo - O rejuntamento é feito com areia ou pó de pedra (peneirada), com compactação final dará o intertravamento necessário.
piso6.gif
9º)- Passo - Ao final retire o excesso do material com uma vassoura.
piso7.gif
OBS- Para Pisograma é aplicado o mesmo processo para tráfego leve, com os complementos de terra, grama e peças especiais colocadas nos trechos de percurso de pedestres ou veículos.

Calçadas

Os pisos intertravados de concreto apresentam o sistema ideal para a pavimentação de passeios públicos pois além de bonitos são fáceis de colocar e permitem fácil manutenção, ou seja, se alguma concessionária precisar acessar o sub-solo, basta retirar com cuidado o piso e recolocá-lo após o conserto.A colocação do piso de concreto intertravado é muito rápida, liberando rapidamente o acesso aos pedestres e sua textura apresenta um ótimo conforto de rolamento e uma superfície antiderrapante, evitando acidentes.

Pavimentação de vias

Os pisos de concreto intertravados também podem ser usados para pavimentação de vias públicas, no leito carroçável, desde que dimensionados para tal. Deve ser feito um projeto de dimensionamento que levará em considerações o tráfego e a frequência, definindo assim o material da sub-base e a espessura do piso,que pode ser 6,8 ou 10cm.A pavimentação de vias em piso intertravado tem aspecto muito aconchegante e são perfeitas para ruas de condomínios ou conjuntos habitacionais. Além disso, os pisos intertravados apresentam maior durabilidade que o asfalto, desde que bem executados, proporciona maior segurança em trechos com rampas ou curvas, principalmente quando a pista estiver molhada.Possui ainda grande poder de difusão da luz solar ou artificial, apresentando menor temperatura superficial durante o dia e melhor condições de visibilidade á noite. O piso de concreto intertravado é considerado ecologicamente correto, pois possui grande capacidade de permeabialização, permitem a perfeita drenagem das águas da chuva e, ao mesmo tempo, evitam a impermeabilização do solo, pois as juntas entre as peças possibilitam a infiltração de uma parcela das águas incidentes, amenizando desta forma, o impacto ambiental.

Principais vantagens da utilização dos piso de concreto intertravados
* Podem ser retirados e re-colocados, permitindo consertos subterrâneos em calçadas e vias, sem remendos;
* Tem uma variedade de formatos e cores que permitem uma gama de projetos;
* São ecologicamente corretos;
* Fácil assentamento;
* Extremamente duráveis;
* Antiderrapante.

Produtos normatizados

A compra de materiais dentro das normas técnicas pelos órgãos públicos é garantida por lei. Assim sendo, quando comprovado que o material entregue em uma obra pública não é normatizado, ou seja não atente as normas, este dever á ser trocado imediatamente.

Fonte: http://www.fkct.com.br/dicas_de_pisos_d ... vados.html
FK - Para Solicitar orçamento vendas@fkcomercio.com.br
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

lfserique
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 21 de Março de 2011 às 17:39
Localização: BR
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil

Re: Assentamento de Bloquetes de Concreto

Mensagem por lfserique »

como consigo uma tabela de controle de fabricação de bloquetes de concreto??
por exemplo: quantos foram feitos no dia, que horas começou o serviço, a hora de terminou quantos sacos de cimento utilizaram...

essas coisas.

obrigado!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem