Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
ANDRE937
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 12 de Setembro de 2019 às 00:24
Localização: valença-RJ
Atividade ou Profissão: POLICIAL

Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Mensagem por ANDRE937 »

Comprei um terreno caro após juntar muito dinheiro com tamanho de 440m². Fiz um investimento e esperei o tempo passar para ter dinheiro para construir e agora já estou em condições de construir, só que eu não sei nada mesmo de obra.

Assim gostaria de dizer que devo usar muito este espaço e depender muito da ajuda de todos....

Minhas primeiras dúvidas são:
1-Meu terreno tem um pequeno declive no fundo dele, ele é levemente irregular. Com o local é um pouco afastado eu vou precisar de antes de qualquer coisa , murar o terreno para colocar material dentro dele e ter segurança.

Minha Dúvida é: O que eu preciso fazer primeiro?
Terraplanagem ou Muro de Arrimo no Fundo onde é declive ,para só depois fazer a terraplanagem?

Desde já agradeço a quem puder responder ou opinar e um abraço a todos! :-)

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Mensagem por Leandro »

ANDRE937 escreveu:
12 de Setembro de 2019 às 00:35
Comprei um terreno caro após juntar muito dinheiro com tamanho de 440m². Fiz um investimento e esperei o tempo passar para ter dinheiro para construir e agora já estou em condições de construir, só que eu não sei nada mesmo de obra.

Assim gostaria de dizer que devo usar muito este espaço e depender muito da ajuda de todos....

Minhas primeiras dúvidas são:
1-Meu terreno tem um pequeno declive no fundo dele, ele é levemente irregular. Com o local é um pouco afastado eu vou precisar de antes de qualquer coisa , murar o terreno para colocar material dentro dele e ter segurança.

Minha Dúvida é: O que eu preciso fazer primeiro?
Terraplanagem ou Muro de Arrimo no Fundo onde é declive ,para só depois fazer a terraplanagem?

Desde já agradeço a quem puder responder ou opinar e um abraço a todos! :-)
Amigo, o normal, é sempre realizar primeiro a terraplenagem.

Sobre o terreno precisar ser fechado, você pode fechá-lo com tapumes.

Caso contrário, será necessário fazer a terraplenagem em 2 etapas...
1. Faz a adequação do terreno nas divisas para você já poder fazer os muros definitivos; Faz a adequação dos platôs para início da escavação dos baldrames e execução do muro de arrimo; faz o nivelamento dos platôs que não atrapalhem o andamento do muro de arrimo, platôs esses que poderão ser usados para estocar material;
2. Após concluída a execução e secagem do muro de arrimo, pode-se realizar a terraplenagem em etapa final, já realizando os platôs na cota correta para a construção e colocação de terra no muro de arrimo.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

ANDRE937
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 12 de Setembro de 2019 às 00:24
Localização: valença-RJ
Atividade ou Profissão: POLICIAL

Re: Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Mensagem por ANDRE937 »

Poxa, obrigado pela resposta... estou começando a acompanhar o fórum e vejo você ajudando muitos pessoas nos tópicos. Parabéns! seu fórum ajuda muito...

Então, com relação a minhas dúvidas é como eu disse... por não ter experiência nenhuma eu pensava que o certo seria fazer o muro de arrimo no fundo do terreno, para depois jogar a terra.

Caso eu escolha fazer a terraplanagem em 2 etapas como você falou, fazendo a adequação das divisas para construção do muro definitivo, qual seria o primeiro serviço?
1 - Eu preciso contratar um topografo primeiro, antes da terraplanagem? Ou eu mesmo posso já contratar a terraplanagem e eles farão o serviço?
2 - Eu queria saber se eu poderia ja adiantar alguma coisa sem a necessidade do arquiteto?

Mais uma vez obrigado pela ajuda, Leandro!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Mensagem por Leandro »

Saudações!

Caro André, obrigado pelas palavras... mas não é "meu" fórum... e sim, nosso fórum... pois o Guia da Obra existe para todos nós ;-)

Então, sobre as etapas, o primeiro de tudo seria a contratação de um engenheiro civil, pois ele é responsável por te orientar passo a passo. É ele quem vai contratar ou sugerir um profissional de topografia (topógrafo ou agrimensor) para fazer o levantamento topográfico do seu terreno.

É com base no levantamento topográfico e suas curvas de nível que o engenheiro vai elaborar o projeto. Como você disse que já era previsto um muro de arrimo, subentendi que você já tinha passado por esta etapa de elaboração de projeto.

A terraplenagem só se inicia, tanto em 2 etapas quanto em 1 etapa, após a finalização do projeto e sua aprovação na prefeitura.

Sobre adiantar alguma coisa, só creio que seja possível o corte de vegetação rasteira (mato ou capim) e fechamento do terreno através de tapumes. Qualquer outra ação, como modificação do solo (terraplenagem, seja aterro ou escavação) ou remoção de vegetação como árvores ou arbustos, requerem autorização dos órgãos competentes para tal. Qualquer ação sem tais autorizações, podem acarretar desde multas e dependendo, até a prisão dos envolvidos (no caso de corte de vegetação nativa ou de preservação).
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

ANDRE937
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 12 de Setembro de 2019 às 00:24
Localização: valença-RJ
Atividade ou Profissão: POLICIAL

Re: Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Mensagem por ANDRE937 »

Entendo......
Vou fazer assim então....
Vou pesquisar sobre engenheiros aqui em minha cidade e seus serviços....
Com toda certeza minhas dúvidas não param por aqui, ao contrário tendem a aumentar!
Mais uma vez agradeço a ajuda! Ja tenho um direcionamento.....
Mas só um Engenheiro pode fazer esse serviço, ou arquiteto também?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Terreno em declive: Por onde começar a construção?

Mensagem por Leandro »

ANDRE937 escreveu:
13 de Setembro de 2019 às 17:58
Mas só um Engenheiro pode fazer esse serviço, ou arquiteto também?
Até onde sei (posso estar enganado, se informe melhor a respeito)... tanto arquiteto quanto engenheiro podem elaborar o projeto, mas a execução (acompanhamento da obra) somente pelo engenheiro civil.

O engenheiro emite o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o Arquiteto emite o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem