É usado aterro com areia?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Marjórie
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 16 de Maio de 2018 às 08:48
Localização: Niterói rj
Atividade ou Profissão: Professor

É usado aterro com areia?

Mensagem por Marjórie »

Bom dia! Terei que elevar minha casa 40 cm e meu pedreiro aconselhou a aterrar com areia ao invés de terra. Gostaria de informações sobre como fazer o contrapiso já que não vai haver compactação. É o mais acertado p aterro com areia. Meu terreno é bem molhado onde cava já mina água.
Obrigada

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: É usado aterro com areia?

Mensagem por Leandro »

Marjórie escreveu:
20 de Maio de 2018 às 07:48
Bom dia! Terei que elevar minha casa 40 cm e meu pedreiro aconselhou a aterrar com areia ao invés de terra. Gostaria de informações sobre como fazer o contrapiso já que não vai haver compactação. É o mais acertado p aterro com areia. Meu terreno é bem molhado onde cava já mina água.
Obrigada
Boa tarde Marjorie, tudo bom?

Então, não aconselho "aterro" com areia. Se o local possui água, a água vai "andar" sob a construção, mover os grãos de areia, desassoriar e fazer a construção trincar e até ruir.

Falo por experiência própria, meu pai construiu, em 1980, uma casa no litoral norte do Estado de São Paulo. À época, a areia "suja" do porto saía mais barato que a terra, então, optaram por utilizá-la. Depois de algum tempo, trincas por todo lado.

Se o terreno é molhado, aconselho que faça um dreno em toda sua volta e aguarde o terreno secar para iniciar as fundações.

Essas são dicas básicas, recomendo que você contrate um engenheiro civil.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: É usado aterro com areia?

Mensagem por GilbertoCarlos »

Leandro escreveu:
21 de Maio de 2018 às 17:36

Boa tarde Marjorie, tudo bom?

Então, não aconselho "aterro" com areia. Se o local possui água, a água vai "andar" sob a construção, mover os grãos de areia, desassoriar e fazer a construção trincar e até ruir.

Falo por experiência própria, meu pai construiu, em 1980, uma casa no litoral norte do Estado de São Paulo. À época, a areia "suja" do porto saía mais barato que a terra, então, optaram por utilizá-la. Depois de algum tempo, trincas por todo lado.

Se o terreno é molhado, aconselho que faça um dreno em toda sua volta e aguarde o terreno secar para iniciar as fundações.

Essas são dicas básicas, recomendo que você contrate um engenheiro civil.

Esse problema não é do aterro, e sim da fundação, fundação sobre aterro é furada, o correto é fazer ensaio de solo e aplicar a carga sobre o solo com capacidade de carga, aí não haverá trincas, visto que a estrutura está sobre solo rígido que não é capaz de recalcar.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem