Aproveitar água desperdiçada no sistema de água quente de passagem

Encanamento e tubulações de água, esgoto ou gás, canalização, tratamento, armazenamento, hidráulica de construções.
Responder
lucianors
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Abril de 2018 às 11:40
Localização: Porto Alegre
Atividade ou Profissão: -

Aproveitar água desperdiçada no sistema de água quente de passagem

Mensagem por lucianors »

Ola.

Estou começando a construção de uma casa. Em todos os lugares que morei até hoje usamos o sistema de aquecimento de água de passagem a gás. Imagino que eu vá fazer o mesmo nessa casa que vou construir, porém com um suporte solar. A região é fria, portanto é importante ter esse backup.

Uma coisa que sempre me chateou foi o despedicio da água fria que fica no encanamento de água quente ao acionar o registro. Na minha casa demora pelo menos 1 minuto com o chuveiro ou torneira acionados até que a água quente chegue. É uma quantidade de água potável perdida bastante relevante com o passar do tempo e com várias pessoas usando.

Não entendo do tema, mas tenho uma ideia de ter um algum sistema para reaproveitar essa água. Em linha geral seria um registro adicional para o banheiro, ou pelo menos para o chuveiro onde a água poderia ser desviada para retornar ao sistema, ou pelo menos encaminhada para a sistema que vai ser usada para coletar água da chuva.

Dessa forma eu abriria a água quente, e deixaria esse segundo registro na posição de coleta por 1-2 minutos, assim essa água voltaria ao sistema, e então fecharia esse registro e a água cairá no chuveiro ou pia já quente. Isso parece viável?

Uma ideia adicional seria ter algum tipo de sensor que eu pudesse ver a temperatura que a água está passado, e ao verificar que está quente seria o momento de desviar o registro. Se isso fosse automático então, seria perfeito. Mas não tenho ideia se existe algum sistema existente para outra finalidade que eu pudesse aproveitar.

Alguma opinião?

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Aproveitar água desperdiçada no sistema de água quente de passagem

Mensagem por GilbertoCarlos »

Uma ideia mais fácil seria um chuveiro com 2 canos, um de água fria, que vem normal, e outro de água quente, que sai do reservatório, vai a um reservatório secundário mais elevado logo acima do chuveiro, e desse segundo reservatório vem a água quente.

lucianors
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Abril de 2018 às 11:40
Localização: Porto Alegre
Atividade ou Profissão: -

Re: Aproveitar água desperdiçada no sistema de água quente de passagem

Mensagem por lucianors »

Ola Gilberto.

Não sei se entendi a tua ideia. Esse reseratório seria para água fria, correto?

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Aproveitar água desperdiçada no sistema de água quente de passagem

Mensagem por GilbertoCarlos »

Não, a água fria vem do cano normal.
Esse reservatório seria para água quente, ficando logo acima do chuveiro, o comprimento de cano que vai acumular água fria será bem baixo, e logo viria a água quente.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem