Muro de Contenção

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
icbmael
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 01 de Fevereiro de 2018 às 09:29
Localização: Estância Velha - RS
Atividade ou Profissão: Arte Finalista

Muro de Contenção

Mensagem por icbmael »

Bom dia Pessoal.

Tenho um muro de contenção pra fazer e queria uma ajuda em alguns fatores.
Vou especificar minha ideia de projeto mas não tenho certeza se é o correto e gostaria de opiniões.
Vou construir um muro de 11m de comprimento x 1,5m de altura. Esse 1,5 m seria pra chegar no nível do meu terreno que é mais alto e a partir dai vou fazer mais uma parte de 2m de altura em cima do de contenção.
Esse de contenção faria com pedra grossa 43x22x15 (comprimento x largura x altura), colocaria 5 colunas ao longo do muro, com profundidade de 1m e largura da coluna de 25cm. Tambem vou colocar 3 mãos francesas nas 3 colunas do meio, essas 3 mãos francesas vao ficar em 45º e ligadas a uma broca de 1m de profundidade. Na parte de cima vou passar uma viga de 25cm altura x 22 cm de largura (largura da pedra)
Minhas perguntas são:
Preciso fazer uma viga na parte debaixo ja que vou fazer com pedra grossa e afundar as brocas 1m
e tbm se isso é o suficiente pra não ter problemas futuros.

Obs.: ferragens de 10mm (3/8)
terreno com terra um pouco arenosa

desde ja agradeço a todos

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Muro de Contenção

Mensagem por Leandro »

Tópico movido da seção "Fale Conosco".
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Muro de Contenção

Mensagem por GilbertoCarlos »

icbmael escreveu:
01 de Fevereiro de 2018 às 09:58
Bom dia Pessoal.

Tenho um muro de contenção pra fazer e queria uma ajuda em alguns fatores.
Vou especificar minha ideia de projeto mas não tenho certeza se é o correto e gostaria de opiniões.
Vou construir um muro de 11m de comprimento x 1,5m de altura. Esse 1,5 m seria pra chegar no nível do meu terreno que é mais alto e a partir dai vou fazer mais uma parte de 2m de altura em cima do de contenção.
Esse de contenção faria com pedra grossa 43x22x15 (comprimento x largura x altura), colocaria 5 colunas ao longo do muro, com profundidade de 1m e largura da coluna de 25cm. Tambem vou colocar 3 mãos francesas nas 3 colunas do meio, essas 3 mãos francesas vao ficar em 45º e ligadas a uma broca de 1m de profundidade. Na parte de cima vou passar uma viga de 25cm altura x 22 cm de largura (largura da pedra)
Minhas perguntas são:
Preciso fazer uma viga na parte debaixo ja que vou fazer com pedra grossa e afundar as brocas 1m
e tbm se isso é o suficiente pra não ter problemas futuros.

Obs.: ferragens de 10mm (3/8)
terreno com terra um pouco arenosa

desde ja agradeço a todos
Sem ensaio de solo, e uma profundidade de broca de apenas 1m, fica difícil saber se terá resistência, já fiz muros de contenção mas as estacas eram bem mais profundas, e utilizei blocos armados capazes de resistir a tração, não pedras soltas.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem