Calculo Estrutural Duplex, Dúvidas.

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
JuanCaldas
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 13 de Dezembro de 2017 às 21:11
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Atividade ou Profissão: Estudante de Direito

Calculo Estrutural Duplex, Dúvidas.

Mensagem por JuanCaldas »

Boa noite, pessoal, sou novo aqui no forum, e entrei aqui para aprender o que não e tambem tenho algumas duvidas em relação a uma obra que estou pretendendo iniciar de uma casa de 2 andares.

Nessa Primeira Imagem, a planta baixa, que passará por toda viga baldrame conforme o desenho e também na linha preta, minha duvida é a seguinte, meu terrenho é todo concretado com concreto jateado por bomba, e percorre por todo ele malha pop, posso fazer essas vigas bladrames iniciando a partir do nivel piso de concreto para cima sem fazer as valas ? qual ferragem paras as vigas baldrames 5/16 ou 3/8 ? e com as vigas apoiadas em medida posso utilizar 5/16 ?

Imagem

Aqui a disposição das sapata com as medidas do radier de 3/8 de 100x100 cm indicado pelos quadrados vermelhos, com os pescoços das sapatas ate a viga baldrame em 3/8 e com todas as colunas de 3/8 com reforço nas colunas que sustentarão as vigas flutuantes e as apoiadas, as flutuantes tem os seguintes tamanhos da menor para maior uma de 230 cm, 290 cm e 370 cm indicadas pelas linhas verdes.

Imagem


Nessa imagem pessoal, tenho o 2 piso, os quadrados vermelhos representando as colunas , que pretendo usar colunas 5/16 e 3/8, sendo as 4 colunas de 3/8 essas que sustentaram as duas vigas flutuantes representadas pela linha verde as linhas amarelas as paredes em drywall, sendo a primeira e segunda laje de isopor, e com vão de 3 metros no maximo. Poderia fazer assim ?
Imagem

Aqui uma pespequitiva em 3D do 1ª Andar.
Imagem

Aqui uma pespequitiva em 3D do 2ª Andar.
Imagem

Pessoal, agradeço ai a quem puder me ajudar.

andreisilva
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 08 de Janeiro de 2018 às 15:30
Localização: Joao pessoa
Atividade ou Profissão: Estudante de edificação

Re: Calculo Estrutural Duplex, Dúvidas.

Mensagem por andreisilva »

Nenhuma reposta ainda?
Acompanhando esse tópico.
Estudante do curso técnico de edificação e editor no blog decoideias.com.br

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Calculo Estrutural Duplex, Dúvidas.

Mensagem por GilbertoCarlos »

As vigas baldrame, desde que apoiadas em pilares com sapatas, podem ser a qualquer altura, desde que não compliquem as portas.
A ferragem, só dimensionando, varia muito pela carga, tipo de parede, espessura da parede, altura, largura e vão da viga.
Eu tenho videoaulas grátis ensinando como dimensionar vigas:
tinyurl.com/calculoviga

Não sei como dimensionou o tamanho das sapatas e a ferragem dos pilares, mas que bom que isso já está dimensionado. A ferragem base de 8mm só é permitida para sobrados que o topo dele seja até 6m, como a NBR 15575 fala.
Um pilar com 4 barras 10mm(3/8") pode resistir 20 toneladas, ou falhar com menos de 5 toneladas, tudo depende da seção, tenho videoaulas grátis sobre também
tinyurl.com/calculopilar

Uma laje treliçada também, pode vencer vãos de 5m, ou falhar em vãos de 3m, tudo depende da altura, armadura, e material de enchimento. Tenho aulas sobre:
tinyurl.com/lajetrelicada

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Calculo Estrutural Duplex, Dúvidas.

Mensagem por GilbertoCarlos »

Em relação as sapatas: Tem certeza em relação a 100 x 100? Dependendo do caso, 80x80 é suficiente, ou nem 150x150, dependendo do terreno. Tenho uma vídeoaula grátis sobre o assunto: tinyurl.com/calculosapata.
Em relação as baldrames e vigas de laje: A armadura depende do vão, da altura da viga, da altura da parede, entre outros, tenho vídeo ensinando a calcular vigas, tanto baldrame quanto de laje, tinyurl,com/calculoviga
Em relação aos pilares: Dependendo da seção, podem falhar com 3tf ou resistir 20tf usando a mesma armadura, dependendo da seção e a altura dele. vídeo sobre pilares: tinyurl.com/calculopilar
Em relação a laje: Vigas cada 3m podem ser suficientes ou não, dependendo da laje, uma laje com blocos de barro de 7cm é muito mais fraca que uma laje com blocos de isopor de 10cm. vídeo sobre lajes: tinyurl.com/lajetrelicada

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem