Bioconcreto com bactérias se conserta sozinho

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Bioconcreto com bactérias se conserta sozinho

Mensagem por Equipe GdO »

É comum encontrarmos algumas construções de concreto com buracos e rachaduras, como em calçadas, por exemplo. Para realização do reparo adequado, um grande esforço e despesa são necessários. Porém, uma descoberta de cientistas holandeses pode mudar este panorama: um tipo de bioconcreto com bactérias é capaz de se consertar sozinho!

Imagem

As bactérias e alimentos presentes no concreto são separados em pastilhas e só vão se misturar quando o concreto efetivamente apresentar alguma rachadura, trinca ou fissura e assim tiver contato com água.

Ao ter contato com a água, as bactérias se alimentam de uma mistura de cálcio, oxigênio e dióxido de carbono, presentes na mistura do concreto, resultando na produção de um tipo de calcário, que pode preencher pequenas rachaduras e buracos.

Segundo Henk Jonkers, um dos cientistas do projeto, a água é uma ameaça para a estabilidade do concreto, porque ao entrar nas trincas, rachaduras ou fissuras leva junto produtos químicos agressivos. Segundo ele, considerando que as bactérias internas necessitam de água para começar seu trabalho, a solução é um ajuste natural.

Mas como as bactérias suportam um ambiente de pH tão elevado quanto do concreto? Bem, para isso, os cientistas pesquisaram em lagos “ácidos” da Rússia e do Egito. Além disso, era necessário que elas pudessem permanecer dormentes por anos sem morrer. Para manter as bactérias longe da fonte de alimentação até que fossem realmente necessárias, os holandeses separaram bactérias e alimentos em pequenas pastilhas, que só são ativadas quando a água toca o concreto através de uma rachadura.

Fonte: Catraca Livre
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder