Gerenciar Obra, Quem se Habilita?

Temas relacionados à engenharia civil, arquitetura, urbanismo, projetos, etc.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Gerenciar Obra, Quem se Habilita?

Mensagem por Leandro »

“Gerenciar obra, você tradicionalmente tem mais responsabilidades que autonomia” Michael S. Dobson.

Um projeto de sucesso tem com certeza um responsável pelo planejamento, implantação e complementação. Muito do sucesso ou fracasso no projeto de construção de uma residência está nas mãos do gerente deste “projeto”,que em muitos casos é o agente financiador do empreendimento.

Entende-se como “projeto”, não só o arquitetônico e complementares, mas também como “ tocar a obra” e a financiar, e a parte, geralmente, menos considerada mas da maior importância: administrar o contingente humano que participa de tal empreitada. Sendo assim, o gerente é o responsável último pelo sucesso do projeto, cabendo a ele, erigir a edificação dentro dos prazos e custos previamente estimados, obedecendo os objetivos contratuais de lucro dos envolvidos, inserindo fornecedores e mão de obra adequados, tanto em quantidade como em qualidade cabíveis ao porte da edificação.

Via de regra, o arquiteto é dos profissionais envolvidos no processo, o de visão mais abrangente do todo, sendo então mais capaz de controlar o feixe de variantes tão complexo. Um software de gerenciamento, ajuda bastante, no entanto, o sucesso da empreitada que ao mesmo tempo é tão artesanal e tão complexa, são necessárias habilidades indispensáveis ao bom gerente tais como contratar e motivar integrantes da equipe, lidar com obstáculos e possibilidades de fracasso usando precisão e energia, gerir estrategicamente os riscos do projeto global e desenvolver mecanismos de negociação com todos os elementos internos e externos para garantir o cumprimento do plano. Pratiquei este conceito ao negociar a construção da fossa do vizinho para eliminar o mau cheiro que comprometeria a residência que estava gerenciando e o conserto do computador do vizinho que,em outra circunstância, alegava ter estragado em conseqüência da poeira da obra. Tudo é obstáculo a ser transposto pelo gerente, figura esta que somente em casos extremos deverá ser trocado. Muitos proprietários se apropriam do cargo, porém, é preciso verificar se têm as habilidades necessárias, em caso negativo, melhor contratar um profissional, ao menos, evitará brigas de casal. Baseado em Ricardo Viana, cheque se você tem todas as habilidades necessárias: Escutar, motivação, ser exemplo constante, persuadir, energia, delegação, planejar, visão, atuação otimista, análise, paciência, flexibilidade, criatividade, estabelecer metas, persistência, espírito de corpo, empatia. Você se habilita.

Tereza Castor
Arquiteta
www.cas.arq.br - (41) 338-6837

Fonte: http://www.construcaoecia.com.br/conteu ... 19&cont=55
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem