Escada com Degraus (Pisante) estreito

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Gileng
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 01 de Maio de 2018 às 08:18
Localização: ES
Atividade ou Profissão: Engenheiro de Petróleo

Escada com Degraus (Pisante) estreito

Mensagem por Gileng »

Bom dia pessoal. Sou novo aqui. Gostaria de uma opinião de vocês sobre minha escada interna. A altura piso a piso tem 3,05 metros e a escada ficou com 3,94 metros de comprimento sendo 17 Degraus. O problema é que o pedreiro que fez deixou ela com apenas 22 a 23 cm de pisante. Gostaria de aumentá-la para 26 cm já que não quero deixá-la tão longa, porque a parede na frente dela terá geladeira e armário. Nos meus cálculos ela iria crescer 48 aproximadamente, o que seria razoável. Mas o problema, além do peso seria também a estética. Pois creio que ao crescer os pisantes chegará alguns locais da escada que um degrau terá que ser preenchido totalmente, e outros também acredito que ficarão com comprimentos diferentes (estou apenas imaginando que ficarão porque não tenho muito conhecimento em construção). Será que isso irá acontecer? Porque se for acontecer a visão lateral da escada ficará feia. Estamos querendo colocar vidro blindex com corrimão na escada, e decidimos também deixar o vão debaixo da escada aberto para otimização do espaço da casa.

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Escada com Degraus (Pisante) estreito

Mensagem por GilbertoCarlos »

Gileng escreveu:
01 de Maio de 2018 às 08:52
Bom dia pessoal. Sou novo aqui. Gostaria de uma opinião de vocês sobre minha escada interna. A altura piso a piso tem 3,05 metros e a escada ficou com 3,94 metros de comprimento sendo 17 Degraus. O problema é que o pedreiro que fez deixou ela com apenas 22 a 23 cm de pisante. Gostaria de aumentá-la para 26 cm já que não quero deixá-la tão longa, porque a parede na frente dela terá geladeira e armário. Nos meus cálculos ela iria crescer 48 aproximadamente, o que seria razoável. Mas o problema, além do peso seria também a estética. Pois creio que ao crescer os pisantes chegará alguns locais da escada que um degrau terá que ser preenchido totalmente, e outros também acredito que ficarão com comprimentos diferentes (estou apenas imaginando que ficarão porque não tenho muito conhecimento em construção). Será que isso irá acontecer? Porque se for acontecer a visão lateral da escada ficará feia. Estamos querendo colocar vidro blindex com corrimão na escada, e decidimos também deixar o vão debaixo da escada aberto para otimização do espaço da casa.
17 degraus? seria cada um com 18cm, o ideal seria um degrau com 28cm de comprimento. Você pode:
1) Fazer um bocel em cada degrau(tipo uma pingadeira), isso já aumenta em 1,5 a 2cm o comprimento, mais que 2cm vai complicar subir a escada.
2) Você pode cortar o degrau, deixando só a base reta,e refazer a escada para 15 degraus, 3,05/15 = 20,33cm. 3,94/15 = 26,3cm. Mas fazer isso pode gerar problemas estruturais, recomendo seriamente chamar um engenheiro para analisar se isso é possível.
3) Cortar a escada e fazer tudo de novo, com isso você vai gastar tudo que economizou em não fazer o projeto arquitetônico, e aí fazer ela seguindo 26/19, 28/18 ou 30/17.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem