Giswater: Programa grátis para criar, gerenciar e simular redes de água, esgoto e drenagem urbana

Análises e dicas de Apps / aplicativos, programas, softwares gratuitos (freeware ou opensource) ou comerciais para arquitetura, engenharia e construção civil.
Responder
B30474
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 03 de Julho de 2015 às 04:48
Atividade ou Profissão: Hidráulica

Giswater: Programa grátis para criar, gerenciar e simular redes de água, esgoto e drenagem urbana

Mensagem por B30474 »

O Giswater é um software livre para o gerenciamento e simulação de redes de esgotos e de abastecimento de água.

Este programa liga o sistema de informação geográfica (por exemplo o QGIS que é grátis) ao EPANET, EPA SWMM e HEC-RAS, mantendo os dados em um banco de dados como o postgreSQL (também gratuito).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vantagens:

1. Execução de Planos Diretores de abastecimento, saneamento e drenagem urbana, integrados com Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e sem qualquer custo em licenças de utilização.

2. A possibilidade de poder ir mais além e desenvolver planos diretores integrados numa única plataforma que é 100% software livre, com todos os elementos que podem constituir um sistema de gestão integrado para redes de abastecimento ou saneamento, como por exemplo EPANET, SWMM, GIS, BBDD, WMS, ERP, CRM, Dispositivos Móveis ou SCADA's.

3. A possibilidade de trabalho colaborativo, de uma forma que nem sequer os caríssimos programas de software proprietário permitem. Os grandes projetos de engenharia hidráulica até agora sempre foram executados de uma maneira sequenciada ou fracionada, mas nunca de uma forma colaborativa. Graças ao Giswater agora é realmente possível trabalhar estes projetos de uma forma colaborativa, devido às características multiusuário dos Bancos de Dados que podem acessar em simultâneo e de uma forma independente.

3. O Giswater tem como objetivo compartilhar o conhecimento, por isso a soberania tecnológica do usuário final acaba por se tornar uma possibilidade real. Portanto o treinamento e a capacitação dos usuários finais são elementos-chave para que estes alcancem a independência das tecnologias e dos provedores.

4. Este projeto agrega vários tipos de tecnologias que já foram testadas e que são bastante fiáveis, como o QGIS, o PostgreSQL, o EPANET e o EPA SWMM. Estas tecnologias têm milhares de desenvolvedores e usuários por todo o mundo, que estão sempre melhorando e potenciando cada vez mais as suas respectivas comunidades.

5. A comunidade do Giswater está em franca expansão. Este feito permite a contratação local assim como a competência livre dos provedores de soluções livres baseadas no Giswater, com uma melhor garantia de qualidade do produto e dos serviços realizados.

Você pode baixar o programa e encontrar mais informações aqui: http://www.giswater.org/pt-br

Um exemplo de como o Giswater permite a simulação hidrológica de uma rede de esgotos e drenagem urbana, aplicando várias chuvas e representando os resultados em um SIG:



Este exemplo mostra como é possível usar o Giswater para criar um plano diretor de uma rede hidráulica de uma forma dinâmica. É possível modificar a rede à medida que a cidade muda:


B30474
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 03 de Julho de 2015 às 04:48
Atividade ou Profissão: Hidráulica

Re: Giswater: Programa grátis para criar, gerenciar e simular redes de água, esgoto e drenagem urbana

Mensagem por B30474 »

Quando você trabalha com catálogos de materiais e tubulações, a gestão de uma rede de esgotos e drenagem urbana é mais fácil:

https://www.youtube.com/watch?v=VgWD8hBZ124

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem