Projeto Casa Tijolo Ecológico

Temas relacionados à engenharia civil, arquitetura, urbanismo, projetos, etc.
Responder
hugonmo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 25 de Janeiro de 2015 às 17:16
Localização: Uberlândia
Atividade ou Profissão: N/A

Projeto Casa Tijolo Ecológico

Mensagem por hugonmo »

Pessoal, boa tarde.

Não sou do ramo da construção porém gostaria de sanar algumas dúvidas, no ano que vem (2016) pretendo iniciar a construção de minha casa e estou em dúvida quanto ao tijolo ecológico.

O projeto inicialmente é de uma casa térrea porém já quero deixar a fundação pronta para a ampliação para sobrado, no caso da construção com tijolo ecológico existe alguma fundação específica para a ampliação? Ou a fundação de tijolo ecológico para casa térrea é a mesma para sobrado?

Quais as contraindicações de se construir térrea e depois ampliar para sobrado com tijolo ecológico? Uma vez que a parte elétrica e hidráulica sobre junto com as paredes?

No mais, agradeço a atenção.

Correia
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 18
Registrado em: 01 de Fevereiro de 2015 às 04:11
Localização: sao paulo
Atividade ou Profissão: Engenheiro

Re: Projeto Casa Tijolo Ecológico

Mensagem por Correia »

Olá, tudo bem ?
Recomendo que você providencie a sondagem do solo, para garantir um projeto de fundação adequado, pois conhecendo o solo será possível calcular a fundação.
Com relação ao cálculo de uma casa térrea, sem previsão de expansão futura, o cálculo é específico pois a cobertura da mesma poderá ser laje ou telhado.
Recomendamos que caso você for expandir, esta expansão deverá constar no projeto de arquitetura e estrutural.
As instalações elétricas, no que se refere a infraestrutura, são previamente projetadas para a passagem no interior dos blocos, pois estes possuem aberturas que permitem esta intervenção. A marcação e identificação das posições são efetuadas em planta, para a posterior abertura e instalação das caixas de passagem, conforme projeto elétrico.
O posicionamento das prumadas para painéis elétricos (entras e saídas), devem ser previstas, no caso de uma expansão futura, pois normalmente os alimentadores elétricos vem pelo solo ou na altura máxima do posteamento de entrada de energia. Recomenda-se um projeto, prevendo a oção A e B.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem