Dúvida sobre fundação

Discussão de assuntos relacionados às fundações (estacas, sapatas, baldrames, etc) e à Geotecnia (mecânica dos solos, mecânica das rochas, engenharia geotécnica, entre outras).
Responder
lekitamura
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 13 de Janeiro de 2013 às 12:23
Atividade ou Profissão: Construtor

Dúvida sobre fundação

Mensagem por lekitamura »

Olá estou construindo uma casa térrea pequena de 64 m2 em um terreno proveniente de aterro.

Meu arquiteto projetou a fundação com 30 estacas de 6m de profundidade, porém não fizemos nenhuma sondagem.

Com esta profundidade não conseguiremos abrir as brocas no trado, o que vai encarecer o projeto e não tenho este dinheiro, um amigo engenheiro me aconselhou, que nestes casos posso fazer uma broca para cada 3m2 de construção com 3 metros de profundidade. Com isso divido o peso da casa, e não preciso arcar com o custo de uma sondagem.

O que acham? As 30 estacas com 3 metros de profundidade são suficientes, ou realmente terei que arcar com uma sondagem (dinheiro o qual não disponho)?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Dúvida sobre fundação

Mensagem por Leandro »

lekitamura escreveu:Olá estou construindo uma casa térrea pequena de 64 m2 em um terreno proveniente de aterro.

Meu arquiteto projetou a fundação com 30 estacas de 6m de profundidade, porém não fizemos nenhuma sondagem.

Com esta profundidade não conseguiremos abrir as brocas no trado, o que vai encarecer o projeto e não tenho este dinheiro, um amigo engenheiro me aconselhou, que nestes casos posso fazer uma broca para cada 3m2 de construção com 3 metros de profundidade. Com isso divido o peso da casa, e não preciso arcar com o custo de uma sondagem.

O que acham? As 30 estacas com 3 metros de profundidade são suficientes, ou realmente terei que arcar com uma sondagem (dinheiro o qual não disponho)?
Na verdade, para ter garantias de que sua construção não terá problemas no futuro, o ideal, é investir sim numa sondagem para verificar qual a resistência do solo abaixo da sua casa e contratar um engenheiro (normalmente calculista) para projetar uma fundação que, dimensionada de acordo com a carga e resistência do solo, suporte o peso da sua casa.

Também não adianta de nada ter um "paliteiro" sob a casa, ou seja, 30 ou 60 estacas não dizem nada... é muito importante saber onde colocá-las e como colocá-las, juntamente com sapatas e vigas baldrame.

Lembre-se que a resistência das estacas se dá pelo atrito em suas paredes, ou seja, quanto maior seu comprimento, maior sua sustentação.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem