Cidade de São Paulo

O Boteco é uma área livre para discussão de assuntos variados que não sejam diretamente relacionados à construção civil.
Responder
breis
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 23 de Março de 2012 às 07:08
Localização: Portugal
Atividade ou Profissão: Medidor - Orçamentista

Cidade de São Paulo

Mensagem por breis »

Olá a todos.
Gostava de vos perguntar se me podem ajudar e dar alguns conselhos e indicações, sobre como é viver nesta cidade.

Como é a cidade?
Como são as pessaoas?
Como são os preços? Se a vida é cara?
Como é a Segurança?
Quais as melhores zonas para morar e trabalhar?
Como está a construção civil?

Enfim que possam falar sobre tudo o que souberem


Agradeço
Cumps :-)

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Cidade de São Paulo

Mensagem por Leandro »

breis escreveu:Olá a todos.
Gostava de vos perguntar se me podem ajudar e dar alguns conselhos e indicações, sobre como é viver nesta cidade.

Como é a cidade?
Como são as pessaoas?
Como são os preços? Se a vida é cara?
Como é a Segurança?
Quais as melhores zonas para morar e trabalhar?
Como está a construção civil?

Enfim que possam falar sobre tudo o que souberem

Agradeço
Cumps :-)
Está falando da Cidade de São Paulo, capital do Estado e a maior cidade do Brasil?

Bom, se for, saiba que é a maior cidade da América do Sul e uma das maiores do mundo. Moro em São Paulo, sei bem como é a cidade. Vou tentar responder as suas perguntas separadamente, vamos lá:

Como é a cidade?
A cidade é gigante, cada bairro (freguesia?) tem uma cara diferente da outra, afinal, é uma cidade formada por imigrantes portugueses (como eu), espanhóis, italianos, japoneses entre outros. Para compras, você acha de tudo em qualquer lugar, é impressionante.

Eu, particularmente, não gosto muito do "agito" de São Paulo, preferiria morar no interior, numa cidade pequena e mais pacata, mas infelizmente não posso ainda, mas quem sabe um dia.

A enorme população de São Paulo é o seu maior tesouro e também o seu maior problema. Muitas pessoas tornam a cidade um enorme mercado consumidor além de uma gigantesca força e mão-de-obra, qualificada inclusive. No entanto, essa grande concentração de pessoas gera um tráfego insuportável de todo tipo de carros, caminhões, motocicletas e pedestres. O governo, como em todo o Brasil, é corrupto e ineficaz, logo, falta saúde, segurança e educação pública de qualidade.

Acho que já deve ter pesquisado na internet, mas afim de te ajudar, segue abaixo alguns links interessantes: Como são as pessoas?
As pessoas são em sua maioria muito alegres, trabalhadoras e honestas. Como disse acima, o maior tesouro desta cidade é o seu povo, pena que os governantes não dão à eles o seu devido valor.

Como são os preços? Se a vida é cara?
Como a oferta de produtos e serviços é enorme, os preços na cidade são relativamente baixos e o custo de vida não é elevado, porém, deve-se levar em consideração que alguns ítens são obrigatórios como um bom seguro (principalmente para seu automóvel), plano de saúde e educação (escola, colégio ou faculdade) particular.

Como é a Segurança?
A cidade de São Paulo como um todo não é violenta, proporcionalmente ao número de habitantes, não está entre as mais violentas do país. O que espanta é que quando falamos de São Paulo, tudo é grande, logo, o maior número de roubos, de assassinatos, etc, pode, ocasionalmente, ser daqui, mas como disse, deve-se analisar a proporção de acordo com o tamanho da população.

Além disso, existem regiões menos seguras e outras mais seguras, deve-se analisar bairro a bairro.

Quais as melhores zonas para morar e trabalhar?
Devido ao custo dos imóveis em São Paulo, muitos estão optando por morar em cidades vizinhas como Taboão da Serra, Cotia, Embu, Barueri, Itapecerica, entre outras, que são muito próximas da capital e possuem um toque de cidade pequena do interior. Quanto a cidade, cada zona (sul, norte, leste e oeste) possui bairros nobres ( Morumbi, Brooklin, Jardins, Anália Franco, etc) e outros mais populares, com pessoas mais humildes. Qual o melhor? Vai do seu gosto, do seu estilo de vida, como disse, cada bairro possui uma cara diferente.

Quanto ao trabalho, como o trânsito e as dificuldades de ir e vir na cidade são "gritantes", o ideal é morar o mais próximo possível do seu trabalho. Se tiver um emprego fixo, em um escritório por exemplo, dê preferência para morar o mais próximo dali. Temos muitos ônibus, trens e metrôs na capital, porém, TODOS ficam insuportavelmente lotados nos horários de pico.

Como está a construção civil?
A construção civil, em São Paulo particularmente, está passando por uma enorme transformação. O custo da construção está cada vez mais caro na capital, principalmente, devido a dois pontos:
  1. Falta de mão-de-obra: Muitos trabalhadores das regiões Norte e Nordeste do país, de mão-de-obra não qualificada, estão voltando às suas regiões de origem e deixando São Paulo sem mão de obra para trabalhos brutos, logo, o preço está subindo consideravelmente e de forma rápida;
  2. Burocracia e Exigências: A prefeitura da cidade é muito lenta na aprovação de projetos e o processo é muito burocrático, além de muitas leis tornarem o trabalho na construção civil cada vez mais moroso, caro e complicado, como restrição de circulação de caminhões em quase toda a cidade durante o dia.

    Bom, se quiser que eu fale mais sobre algum item ou no geral, por favor, diga-me e farei o possível para ajudar.

    É claro que tudo o que foi dito, é o meu ponto de vista, minha opinião pessoal, logo, não é um retrato da realidade. O ideal é coletar opiniões de outras pessoas também.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

breis
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 23 de Março de 2012 às 07:08
Localização: Portugal
Atividade ou Profissão: Medidor - Orçamentista

Re: Cidade de São Paulo

Mensagem por breis »

Olá Leandro.

Obrigado pela sua resposta.

Sim é mesmo Cidade de São Paulo.

Eu já tinha ideia que era uma cidade GIGANTE.
E como tal é tudo proporcionalmente grande e em excesso.

Agora, a ideia que tinha é que o custo de vida em São Paulo era muito caro. Habitação, alimentação etc...

Fiz esta pergunta porque trabalho em construção civil e há a possibilidade de ir trabalhar para o Brasil. Provavelmente para sao paulo, mas tb poderá ser outra zona.
Como nunca fui ao Brasil estou a ler e a pesquisar o que posso, para me tentar manter o máximo informado.

Uma coisa é certa.
A cidade é muito grande e penso que não seja a cidade ideal para mim.
Gosto de ser pacato, sem muita confusão, tranquilidade e paz.... :-\
Preferia uma região mais calminha !!!

Mas a ver vamos.

Abraço

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Cidade de São Paulo

Mensagem por Leandro »

breis escreveu:Olá Leandro.

Obrigado pela sua resposta.

Sim é mesmo Cidade de São Paulo.

Eu já tinha ideia que era uma cidade GIGANTE.
E como tal é tudo proporcionalmente grande e em excesso.

Agora, a ideia que tinha é que o custo de vida em São Paulo era muito caro. Habitação, alimentação etc...

Fiz esta pergunta porque trabalho em construção civil e há a possibilidade de ir trabalhar para o Brasil. Provavelmente para sao paulo, mas tb poderá ser outra zona.
Como nunca fui ao Brasil estou a ler e a pesquisar o que posso, para me tentar manter o máximo informado.

Uma coisa é certa.
A cidade é muito grande e penso que não seja a cidade ideal para mim.
Gosto de ser pacato, sem muita confusão, tranquilidade e paz.... :-\
Preferia uma região mais calminha !!!

Mas a ver vamos.

Abraço
Se não for vir para a cidade de São Paulo, deixo claro que qualquer cidade do Estado de São Paulo pode ser ideal para você, não só do Estado de São Paulo mas de Estados como Minas Gerais e Goiás (clima mais quente) ou Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (clima mais frio), sendo estes últimos, ótimos lugares e que seriam a minha preferência.

Os únicos Estados onde eu, particularmente, não gostaria de ir são Rio de Janeiro e Espírito Santo. As belezas naturais são fenomenais, tenho que reconhecer, porém, me assusta muito os índices de criminalidade principalmente no RJ (assista o filme brasileiro Tropa de Elite, 1 e 2, para ter uma breve noção do que ocorre por aqui).

Se tiver uma ideia mais exata de qual seria a região que possivelmente viria, poste aqui e com certeza farei o possível para no mínimo, dar a minha opinião sobre o lugar.

Um forte abraço e por favor, continue participando do Guia da Obra. Quando puder, poste dicas e sugestões sobre construção civil em qualquer uma das seções do fórum, ou ainda, responda à dúvidas dos demais usuários.

Abraço e fique com Deus ;-)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem