Acimentado e infiltração

Assuntos sobre construção de alvenaria comum, alvenaria estrutural, drywall, paredes e muros em geral.
Responder
wilsonline
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 20 de Dezembro de 2011 às 21:38
Localização: Nova Friburgo, RJ
Atividade ou Profissão: servente de pedreiro

Acimentado e infiltração

Mensagem por wilsonline »

1 - vou fazer um serviço pro pedreiro com quem trabalho. numa casa tem um quintal com cimentado. Por três lados do cimentado tem casa e no outro há um muro de contenção. este muro mantém a casa e o quintal acima do nível do rio (umidade). o piso (cimento) está rachado/fragmentado em parte e há um espaço de uns 3cm entre o piso e o muro. a cliente quer cimentar e fechar a passagem de ainda mais água no piso/muro. quero saber como proceder para fazer o piso sem dar problemas e gostaria de colocar um bom escoamento talvez uma calha no chão nesta quina. devo quebrar tudo? retalhar? quanto de profundidade de cimentado? li e vi que devo fazer uma junta de dilatação (plástico, madeira, etc). observei e vi que o muro cedeu, o terreno deve ter cedido, está próximo da rua também. penso que devo fazer algo como um gigante para segurar o muro. como fazer? como conectar ferragem ao muro sem tirar sua resistência? sem ficar exposto e de forma econômica. um cano serviria para fazer uma calha? preciso que a água escorra para não enfiltar.
2 - a casa tem 3 andares conectados por uma escada a céu aberto. no primeiro andar vaza muita aguá pela quina do teto (pequena parte antes da escada) por cima de uma janela. no andar de cima fica um pouco bem pouco mas fica com água empoçada na quina justo em cima da tal janela. o chão é de piso cerâmico. como retirar a infiltração? tem como sem quebrar o piso?
Obrigado.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Acimentado e infiltração

Mensagem por Leandro »

wilsonline escreveu:1 - vou fazer um serviço pro pedreiro com quem trabalho. numa casa tem um quintal com cimentado. Por três lados do cimentado tem casa e no outro há um muro de contenção. este muro mantém a casa e o quintal acima do nível do rio (umidade). o piso (cimento) está rachado/fragmentado em parte e há um espaço de uns 3cm entre o piso e o muro. a cliente quer cimentar e fechar a passagem de ainda mais água no piso/muro. quero saber como proceder para fazer o piso sem dar problemas e gostaria de colocar um bom escoamento talvez uma calha no chão nesta quina. devo quebrar tudo? retalhar? quanto de profundidade de cimentado? li e vi que devo fazer uma junta de dilatação (plástico, madeira, etc). observei e vi que o muro cedeu, o terreno deve ter cedido, está próximo da rua também. penso que devo fazer algo como um gigante para segurar o muro. como fazer? como conectar ferragem ao muro sem tirar sua resistência? sem ficar exposto e de forma econômica. um cano serviria para fazer uma calha? preciso que a água escorra para não enfiltar.
2 - a casa tem 3 andares conectados por uma escada a céu aberto. no primeiro andar vaza muita aguá pela quina do teto (pequena parte antes da escada) por cima de uma janela. no andar de cima fica um pouco bem pouco mas fica com água empoçada na quina justo em cima da tal janela. o chão é de piso cerâmico. como retirar a infiltração? tem como sem quebrar o piso?
Obrigado.
Seja bem-vindo caro wilsonline ;)

Vamos por partes então...

1. Antes de saber o que fazer para eliminar este espaço de 3cm entre o muro e o piso, é preciso saber o que ocasionou esta fissura. O muro está abrindo em direção ao rio, oposta ao piso? Para ver se isto está ocorrendo, use um prumo no muro.

2. Não entendi direito este caso. De onde vem a água? Seria proveniente de vazamento no encanamento, do ladrão de alguma caixa d'água com problema de regulagem da bóia ou ainda da chuva?
Normalmente pavimentos com piso cerâmico não tem o que fazer quando empoçam sem que seja necessário quebrar e refazer a caída do pavimento (com massa simples de areia e cimento mesmo) e depois refazer o assentamento das peças cerâmicas (novas).

Se puder postar umas fotos para ilustrar melhor a situação, nos ajudaria a poder dar idéias melhores.

Abraço e obrigado por participar.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder