Rachaduras externas em parede de alvenaria

Assuntos sobre construção de alvenaria comum, alvenaria estrutural, drywall, paredes e muros em geral.
Responder
Avatar do usuário
Cle
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Novembro de 2011 às 21:01
Localização: Cascavel-pr
Atividade ou Profissão: comercio

Rachaduras externas em parede de alvenaria

Mensagem por Cle »

Ola, saudações amigos :-)

É muito bom ter encontrado esse cantinho de apoio para nos auxiliar.
Estou aqui para solicitar algumas orientações.Tenho uma casa de alvenaria,e faz algum tempo que nao é feito nenhum
tipo de reforma, e agora estou decidida a dar inicio as reformas necessárias,e hoje uma dúvida que estou tendo é sobre
o que é mais indicado para resolver ou deter rachaduras que ao longo de uns 5 anos foram se desevolvendo gradativamente na parte externa de minha casa,especificamente nas paredes laterais e no muro da frente onde fica as grades e portão. Recebi algumas opinioes, e cada uma diferente da outra.Uma das sugestões, é que seja passado o sela-trinca para que as rachaduras nao aumentem; outra sugestão foi , que passando massa corrida vai tampar e resolver por um tempo,pois essas rachaduras aconteceram devido a estrutura, a fundaçao que foi mau feita,e tbm a pressão dos veiculos pesados qndo circulam na rua, e que nao vale a pena eu investir muito tentando solucionar, que não irá resolver, e com o tempo elas voltarão acontecer,sendo assim, para que eu decida na melhor solução, gostaria muito que alguem daqui me ajudace com alguma dica a respeito.
Estarei aguardando,e desde ja muito grata pelo interresse e atenção.
Abraço,
Clecir.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Rachaduras externas em parede de alvenaria

Mensagem por Leandro »

Cle escreveu:Ola, saudações amigos :-)

É muito bom ter encontrado esse cantinho de apoio para nos auxiliar.
Estou aqui para solicitar algumas orientações.Tenho uma casa de alvenaria,e faz algum tempo que nao é feito nenhum
tipo de reforma, e agora estou decidida a dar inicio as reformas necessárias,e hoje uma dúvida que estou tendo é sobre
o que é mais indicado para resolver ou deter rachaduras que ao longo de uns 5 anos foram se desevolvendo gradativamente na parte externa de minha casa,especificamente nas paredes laterais e no muro da frente onde fica as grades e portão. Recebi algumas opinioes, e cada uma diferente da outra.Uma das sugestões, é que seja passado o sela-trinca para que as rachaduras nao aumentem; outra sugestão foi , que passando massa corrida vai tampar e resolver por um tempo,pois essas rachaduras aconteceram devido a estrutura, a fundaçao que foi mau feita,e tbm a pressão dos veiculos pesados qndo circulam na rua, e que nao vale a pena eu investir muito tentando solucionar, que não irá resolver, e com o tempo elas voltarão acontecer,sendo assim, para que eu decida na melhor solução, gostaria muito que alguem daqui me ajudace com alguma dica a respeito.
Estarei aguardando,e desde ja muito grata pelo interresse e atenção.
Abraço,
Clecir.
Seja bem-vinda ao fórum Guia da Obra, cara Clecir ;)

Pelo que entendi as rachaduras e trincas que podem ser vistas nas paredes são de uma causa mais séria do que simplesmente a ação do tempo e variações de temperatura do ambiente, ou seja, têm sua causa na própria estrutura da construção, é isto?

Se for problema de subdimensionamento das colunas que sustentam as vigas superiores e/ou laje, você pode optar por cortar a parede e criar novas colunas sustentadas por baldrames devidamente projetados afim de interromper a movimentação da estrutura e a criação de trincas e rachaduras.

Agora se quiser algo bem superficial, que não resolva definitivamente o problema, porém, seja barato e rápido de executar, existem inúmeras soluções paliativas que podem ser adotadas, porém, cada situação é uma situação diferente e fica complicado sugerir algo que seja a melhor opção para a sua obra sem uma avaliação técnica pessoalmente.

As soluções vão desde a simples pintura, aplicação de massa corrida e até utilização de produtos mais complexos que seriam injetados na trinca.

Se a falha estiver realmente na estrutura, não é recomendado "escondê-la" com estas soluções paliativas. O ideal mesmo, embora seja mais caro e demorado, é contratar um engenheiro para analisar a estrutura e realizar toda a reforma com respaudo técnico e certeza de que todo o dinheiro investido será revertido em tranquilidade e segurança por um longo tempo.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Avatar do usuário
Cle
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 06 de Novembro de 2011 às 21:01
Localização: Cascavel-pr
Atividade ou Profissão: comercio

Re: Rachaduras externas em parede de alvenaria

Mensagem por Cle »

[
Obrigada Leandro pelo retorno e sugestões . :-)

Entendo que sem olhar e analizar o que esta acontecendo, é complicado dar a receita especifica neste
meu caso. Hoje minha intençao de momento é arrumar sem investir muito,pois pretendo vende-la.
:-? No entanto,obter uma avaliação de um profissional engenheiro,realmente é o mais correto,caso
eu queira segurança a longo prazo.
Vou pensar no que fazer :-\ Valeu! até breve

jacproject
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 05 de Abril de 2012 às 00:24
Localização: itaquaquecetuba
Atividade ou Profissão: ENGENHARIA

Re: Rachaduras externas em parede de alvenaria

Mensagem por jacproject »

Boa noite !

Recomendo que você faça o seguinte :

Para estabilização da parede, você deverá fazer 03 cortes perpendiculares a trinca existente, permitindo que você possa inserir duas barras de ferro gerdau gg-50 de 10 mm.
O corte deve ter, no máximo 40 cm de comprimento permitindo a insersão dos ferros. O ideal é que o corte seja feito na horizontal. Feito isso, aplique groute-fácil, no interior do bloco (supondo que o muro tenha sido construído com blcos de concreto), enchendo-o e preechendo todos os espaços internos. O Grout é uma mistura , composta por cimento, areia e pequenos grânulos que se distribuem por igual, no interior de um volume. Este produto, depois da secagem, adquire uma boa resistência mecânica.
Após a estabilização da parede, você poderá providenciar a execução do baldrame, nas condições já informadas neste fórum.

Bom trabalho !
Telefone: (11) 2228-3282 | Fax: (11) 4649-7511
Nextel: (11) 7899-4577 | ID: 55*649*15325
Site: http://www.jacproject.com.br

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem