Tipos de Fundação

Discussão de assuntos relacionados às fundações (estacas, sapatas, baldrames, etc) e à Geotecnia (mecânica dos solos, mecânica das rochas, engenharia geotécnica, entre outras).
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Tipos de Fundação

Mensagem por Leandro »

A construção de uma edificação começa pela sondagem do terreno sobre o qual ela será erguida. A sondagem, uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações.

Essas devem alcançar a camada de solo de resistência média. Se essa camada surgir até 1,5m de profundidade, é possível utilizar fundação direta, cujos principais tipos são:
  • sapata isolada: recomendada para casas com qualquer número de pavimentos, suporta o peso concentrado de pilares. O elo entre ela e as paredes é a viga baldrame;
  • sapata corrida: acompanha as paredes da casa, e é indicada para solos resistentes e construções com paredes portantes, que dispensam pilares e vigas. A carga é distribuída uniformemente ao longo das paredes;
  • laje radier: a rigor, este tipo, com cerca de 1,5m de espessura, só é utilizado em grandes obras. Porém, é comum chamar de radier uma laje mais fina, com ± 12cm, colocada imediatamente abaixo da superfície de solos firmes, ou uma fundação usada em solos pouco resistentes, como argilas orgânicas ou areias fofas. Retira-se o solo e faz-se uma caixa ôca de 2m de espessura de concreto armado, onde se apóia a casa.

Porém, quando a camada do solo firme aparece a mais de 2m, recorre-se à fundação profunda, ou seja, estacas ou tubulões. As primeiras podem ser pré-moldadas ou feitas como as fundações diretas, de concreto armado, que pode ser preparado no canteiro ou em betoneiras:
  • pré-moldada de concreto: solução para terrenos com lençol freático e para argila orgânica, muito mole. As estacas vêm prontas e são cravadas por um bate-estacas;
  • metálica: mais comuns na construção de prédios, cumprem também a função de contenção do terreno (arrimo);
  • Strauss: recomendada para casos em que a fundação deve ser profunda (até 20 metros) e os terrenos, secos. Um tripé com um tubo metálico perfura o solo até a profundidade definida pelo projeto, e o furo é preenchido com concreto;
  • estaca broca: um trado escava um furo, a ser preenchido com concreto, na terra até encontrar solo firme. O trado manual só alcança 4m, mas o mecanizado atinge grandes profundidades. Não é indicada quando há lençol de água;
  • tubulão: normalmente utilizado em construções de grande porte.

Normalmente não se usam fundações diferentes em uma mesma obra, mas, dependendo das condições do terreno, pode-se recorrer a este tipo de solução mista.

Fonte: Revistas Arquitetura & Construção - out/98 e out/92.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por Leandro »

Mais...

Fundação é a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa, prédio, ponte ou viaduto. A fundação pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adota-se tipos diferentes de fundações. Veja os tipos mais comuns:
fundacoes1.jpg
O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.
fundacoes2.jpg
A sapata é preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso do prédio ou pela baixa resistência do solo. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.
fundacoes3.jpg
A estaca é empregada em solos fracos ou em prédios de altura média. As estacas podem ser moldadas no local ou pré-fabricadas. As estacas podem ser de concreto simples, concreto armado, de madeira ou metálicas. A dificuldade é que necessita-se de um equipamento, o Bate-Estaca.
fundacoes4.jpg
O tubulão é empregado em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abundância de água. É empregado também para fundações dentro d'água como as fundações de pontes, como a Ponte Rio-Niteroi. A construção de um tubulão pode ser feita pelo método "a céu aberto" ou pelo método "a ar comprimido".
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

jaciramello
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 11 de Julho de 2011 às 10:42
Localização: SAO PAULO
Atividade ou Profissão: ESTUDANTE

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por jaciramello »

Muito bom cara!!!
muito bem explicado e simplificado!
Parabéns!

Carlos Kiss
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 29 de Agosto de 2011 às 00:58
Localização: São Paulo
Atividade ou Profissão: Comerciante

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por Carlos Kiss »

Leandro, sou leigo no assunto construção e gostaria de poder ter sua ajuda com relação à alguns procedimentos, contratei uma empresa para construir minha casa, e sempre tem assuntos muito técnicos e não tenho conhecimento do assunto para contestar ou simpesmente para aceitar sabendo que foi a decisão certa.
A própria arquiteta do projeto esta execultando a obra.
A arquiteta me orientou para contratar o serviço de sondagem do solo e fizemos.
Depois de pronto a arquiteta enviou para o calculista, ele terminou o trabalho, ela me informou que terá que fazer escavações acima de 5 metros e no contrato com ela esta até 5 metros.....então ela disse que terei que pagar uma empresa para "estaqueamento com 8 metros de profundidade" e todo custo terei que arcar, perguntei se não descontaria os 5 metros ela disse que não pode começar manual porque depois pode sair do alinhamento a perfuração.
Tenho a sondagem em arquivo se você puder me ajudar e precisar deste arquivo eu o envio juntamente com o projeto calculista.
Muito obrigado, Carlos Kiss

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por Leandro »

Não entendi sua dúvida sr. Carlos.

O senhor quer contratar o estaqueamento de uma empresa independente de quem está executando a obra e quer que seja descontado do contrato, é isto?

Bem, o principal é haver confiança entre proprietário e construtor (seja engenheiro, arquiteto ou empreiteira). Se não há confiança, melhor nem começar. Toda e qualquer dúvida que tiver entre em contato e sempre converse e mantenha o diálogo aberto. O construtor também deverá (ou deveria) sempre manter a transparência com você, desde os valores dos terceirizados contratados como quanto às mudanças durante a obra e possíveis reajustes dos valores.

Se puder explicar melhor o seu caso posso tentar cometer o desatino de sugerir alguma atitude visando ajudá-lo.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

HenriqueTF
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 08 de Novembro de 2011 às 10:48
Localização: São paulo
Atividade ou Profissão: Tec. Edificações

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por HenriqueTF »

Leandro ,
Estou com uma maquete pra fazer sobre fundação queria saber aonde eu posso encontrar um esquema de maquete pois eu não estou achando achando nada sobre o assunto .
Brigado .

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por Leandro »

HenriqueTF escreveu:Leandro ,
Estou com uma maquete pra fazer sobre fundação queria saber aonde eu posso encontrar um esquema de maquete pois eu não estou achando achando nada sobre o assunto .
Brigado .
Hum... maquete de fundação, complicado heim... estou pesquisando mas ainda não achei nada...
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

gustavocarvalheira
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 30 de Abril de 2012 às 11:49
Atividade ou Profissão: Engenheiro

Re: Tipos de Fundação

Mensagem por gustavocarvalheira »

Bom dia,

Gostaria que complementasse sua excelente explicação para fundações em pedra. Estou planejando iniciar a construção de minha casa em um terreno de aclive médio, porém em pedra única. Ou seja, a casa estaria toda apoiada em uma única pedra. Gostaria de entender um pouco mais sobre este tipo de fundação, pois as informações que tenho, dão conta de que é um tipo de fundação muito caro.

Obrigado,
G Carvalheira
G Carvalheira

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem