Laje treliçada sem malha. Qual o risco?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
andrezuk
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 14 de Julho de 2011 às 09:34
Localização: Rio de Janeiro
Atividade ou Profissão: Analista Sistemas

Laje treliçada sem malha. Qual o risco?

Mensagem por andrezuk »

Contratei um mestre de obras para construção de uma varanda de aproximadamente 2,5 m x 8,0 m de área. Parte da varanda é suspensa, altura 5 metros aproximadamente. Foi decidido que a estrutura seria uma laje treliçada com isopor.. Pois bem, a varanda já está pronta.. Para minha surpresa, fui informado que , durante a concretagem, os pedreiros não usaram nenhuma malha de ferro por cima da Laje. Ficou apenas uma camada de concreto.. Estou muito preocupado com isso..O fundo é isopor.. Será que corro algum tipo de risco? Por exemplo, se eventualmente colocar uma carga pesada, tipo uma mesa de sinuca na varanda, corro o risco dela " afundar ", causando uma tragédia? Existe alguma norma técnica que indique o uso de malhas na laje?

Quem puder me orientar, agradeço....

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Laje treliçada sem malha. Qual o risco?

Mensagem por Leandro »

Saudações caro "andrezuk", seja bem-vindo :)

Amigo, não sou engenheiro civil, mas pela experiência que tenho, digo que não usar ferragem no concreto da laje realmente não é uma boa ideia.

As treliças e lajotas tem o único objetivo de servir como forma para o concreto que será despejado encima. Ao invés das lajes e lajotas (ou isopor) poderia ser usado madeirite naval por exmeplo.

A vantagem da treliça com lajotas é exatamente você não ter que fazer uma forma de madeira (ou madeirite) que exige um escoramento mais complexo e assim cortar custos e tempo.

Ao montar a sua laje com a treliça e as lajotas (ou isopor) é sempre bom cruzar (no sentido contrário das vigas treliças) com barras de ferro amarradas ou soldadas para travar a placa de concreto que será criada após a secagem.

O maior risco do que seu mestre de obras fez é o de após uma simples trinca a laje desabar. Enquanto não houver trincas, sem problemas. Mas se aparecerem trincas, a menor que for, toda a estrutura estará abalada devido à não existência de ferragem.

O ideal seria consultar um engenheiro civil para ter uma avaliação técnica confiável de verdade e estudar com ele se há chances de aproveitar a estrutura (criando vigas e/ou colunas abaixo desta laje) ou se será necessário demolir e refazê-la.

Boa sorte ;)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

rvf2019
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: 26 de Julho de 2019 às 23:30
Localização: Cariacica
Atividade ou Profissão: Motorista

Re: Laje treliçada sem malha. Qual o risco?

Mensagem por rvf2019 »

andrezuk escreveu:
14 de Julho de 2011 às 09:39
Contratei um mestre de obras para construção de uma varanda de aproximadamente 2,5 m x 8,0 m de área. Parte da varanda é suspensa, altura 5 metros aproximadamente. Foi decidido que a estrutura seria uma laje treliçada com isopor.. Pois bem, a varanda já está pronta.. Para minha surpresa, fui informado que , durante a concretagem, os pedreiros não usaram nenhuma malha de ferro por cima da Laje. Ficou apenas uma camada de concreto.. Estou muito preocupado com isso..O fundo é isopor.. Será que corro algum tipo de risco? Por exemplo, se eventualmente colocar uma carga pesada, tipo uma mesa de sinuca na varanda, corro o risco dela " afundar ", causando uma tragédia? Existe alguma norma técnica que indique o uso de malhas na laje?

Quem puder me orientar, agradeço....
Andrezuk bom dia Tudo bem?
Estou numa situação muito parecida com a sua. Poderia compartilhar o que você resolveu na sua obra e se foi necessário por malha de ferro?

GilbertoCarlos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 22
Registrado em: 17 de Janeiro de 2018 às 02:55
Localização: Água Boa - MT
Atividade ou Profissão: Engenheiro Civil
Contato:

Re: Laje treliçada sem malha. Qual o risco?

Mensagem por GilbertoCarlos »

rvf2019 escreveu:
31 de Julho de 2019 às 07:25
andrezuk escreveu:
14 de Julho de 2011 às 09:39
Contratei um mestre de obras para construção de uma varanda de aproximadamente 2,5 m x 8,0 m de área. Parte da varanda é suspensa, altura 5 metros aproximadamente. Foi decidido que a estrutura seria uma laje treliçada com isopor.. Pois bem, a varanda já está pronta.. Para minha surpresa, fui informado que , durante a concretagem, os pedreiros não usaram nenhuma malha de ferro por cima da Laje. Ficou apenas uma camada de concreto.. Estou muito preocupado com isso..O fundo é isopor.. Será que corro algum tipo de risco? Por exemplo, se eventualmente colocar uma carga pesada, tipo uma mesa de sinuca na varanda, corro o risco dela " afundar ", causando uma tragédia? Existe alguma norma técnica que indique o uso de malhas na laje?

Quem puder me orientar, agradeço....
Andrezuk bom dia Tudo bem?
Estou numa situação muito parecida com a sua. Poderia compartilhar o que você resolveu na sua obra e se foi necessário por malha de ferro?
Consulte a norma NBR 14860.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem