Qual tipo de bloco usar para construir uma casa térrea?

Assuntos sobre construção de alvenaria comum, alvenaria estrutural, drywall, paredes e muros em geral.
Responder
Valeria Luppi
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 01 de Maio de 2011 às 10:50
Localização: Santo André
Atividade ou Profissão: arquiteta

Qual tipo de bloco usar para construir uma casa térrea?

Mensagem por Valeria Luppi »

Qual tipo de bloco é mais viável economicamente para construir uma casa térrea, coberta somente com telhado, considerando o aproveitamento por m2.

Grata desde já.

Valeria Luppi

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual tipo de bloco usar para construir uma casa térrea?

Mensagem por Leandro »

Cara Valéria, seja bem-vinda.

Particularmente, para casa térrea coberta apenas com telhado, recomendo que utilize o chamado bloco cerâmico ou bloco baiano. Ele é muito mais barato e leve do que o bloco de cimento e suprirá perfeitamente suas necessidades.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Abraço
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Valeria Luppi
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 01 de Maio de 2011 às 10:50
Localização: Santo André
Atividade ou Profissão: arquiteta

Re: Qual tipo de bloco usar para construir uma casa térrea?

Mensagem por Valeria Luppi »

Ok Leandro. Entendi. Mas confesso que ainda tenho dúvidas. Não quero ficar explorando seu conhecimento aqui, mas apenas compartilhar idéias e dúvidas. O trreno tem 7x20m e vou murar todo ele com bloco de concreto. Como pretendo colar a casa nas duas divisas laterais, já iria fazer a empena a partir do muro e fazer a sustenção do telhado, cujas vigas acho que serão melhor em perfis metálicos (ppra vencer mais facilmente o vão de 7m). Adoraria fazer os fechamentos em tijolo comum de barro, e não rebocar, mas o efeito do bloco de concreto por dentro sem roboco não me agrada. Então poderia revestir o bloco de concreto com tijolos em espelho, pra dar este efeito rústico que quero. Mas estou encarecendo demais o processo, voce concorda?
Obrigada de ante-mão. É que pretendo quantificar (pela primeira vez tudo isso) e já arrumar um empreiteiro pra construir e gostaria que fosse com as decisões tomadas. Pra não ficar "na mão" do empreiteiro, que pode me dar muito mais dor de cabeça lá na frente.
De qualquer forma Leandro, agradeço sua atenção e disposição em me ajudar. Já ajudou me aconselhando o bloco baiano, porque pra mim o importante agora é viabilizar esta casa.
Abraços

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Qual tipo de bloco usar para construir uma casa térrea?

Mensagem por Leandro »

Cara Valéria, você vai levar a construção às divisas? Veja primeiramente se isto não é irregular conforme a legislação municipal, afinal, geralmente é obrigatório respeitar um corredor lateral, ao menos de um dos lados.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem