Produção de Argamassa

Assuntos sobre construção de alvenaria comum, alvenaria estrutural, drywall, paredes e muros em geral.
Responder
ludmilla.qr
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 03 de Março de 2010 às 21:54
Atividade ou Profissão: Execução

Produção de Argamassa

Mensagem por ludmilla.qr »

Olá... Eu estava lendo um artigo que dizia que a ordem de lançamento de materiais na betoneira para produção de concreto, podia até parecer exagero, mas que faz sim diferença, o artigo eu consegui pela ABCP, porém não achei nada para produção de argamassa... Alguém sabe de alguma coisa? Obrigada!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Produção de Argamassa

Mensagem por Leandro »

Boa noite Ludmilla!

Creio que o ideal seja misturar os componentes secos e só depois de bem misturados (manualmente ou na betoneira) adicionar água.

Sempre usei esta ordem, para concreto:
1. Areia;
2. Cimento;
3. Pedra britada;
4. Bate bem para misturar;
5. Acrescento água.

Ou, se for para argamassa para assentamento de blocos ou tijolos ou ainda para reboco:

1. Areia;
2. Cimento;
3. Cal (se aplicável);
4. Bater bem até ficar homogêneo;
5. Água.

Lembrando que depois de misturada a massa e pronta para usar, nunca re-acrescentar água para aproveitamento de massa envelhecida.

Este é o procedimento que eu sigo, mas tecnicamente não tenho nenhum documento para comprovar que seja a melhor maneira.

Segue abaixo alguns links de textos extremamente interessantes para leitura e muito úteis, clique no item desejado para visualisar:
- Preparação de concreto em laboratório;
- Projeto de produção de revestimentos de fachada;
- Manual do Profissional;
- Preparação de concreto na obra;
- Dicas sobre concreto;
- Mais informações sobre concreto no nosso amigo Google...

Espero ter ajudado.

Se encontrar algo melhor como um material técnico em apostila pela internet, poste aqui para futuras consultas de outros membros... vamos ajudar a comunidade.

Abraço!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem