Pinturas Especiais

Decoração de ambientes, pintura, textura, paisagismo e jardinagem.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Pinturas Especiais

Mensagem por Leandro »

Existem diversas técnicas para pintura de paredes que conferem efeitos especiais. Apresentamos aqui as principais, bem como a visualização da superfície final.

PREPARO DA SUPERFÍCIE

Qualquer que seja o método escolhido, é imprescindível o preparo da parede antes de iniciar o trabalho. Caso a parede seja nova, deve-se aguardar a cura do cimento, num prazo entre 28 e 30 dias, e verificar o estado geral da área. A superfície não deve apresentar partes soltas, sujeira, manchas de óleo, gordura ou pó de qualquer tipo. Usa-se um produto selante ou um fundo preparador para uniformizar a área. Então, aplica-se a massa corrida para corrigir as imperfeições.

Na repintura, a parede também deve estar absolutamente limpa e, de preferência, livre do acabamento anterior. Aplicar igualmente um fundo para nivelar e selar a superfície. Se necessário, usar massa fina para homogeneizar a área. Em ambos os casos, pintura nova ou repintura, o último passo é dar uma boa lixada e remover bem o pó.
  • ESPONJADO
    Como o próprio nome já diz, é feito com uma esponja que pode ser até a de cozinha, mas é melhor usar a natural, pois cria manchas mais bonitas.
    Materiais: Massa fina, Tinta látex (em qualquer cor), Tinta esmalte (na cor desejada), Esponja natural ou de cozinha e Estopa.
    a) Sobre a superfície revestida de massa fina e látex, aplicar de uma a duas cores de esmalte com a esponja, na intensidade desejada, certificando-se que ela não está encharcada;
    b) as cores claras devem ser feitas em fundo também claro, assim como os tons escuros exigem uma base escura.
    A estopa também oferece um efeito interessante. Esta técnica aceita o látex como tinta de efeito.
    pinturas especiais1.jpg
  • ESTUQUE VENEZIANO
    Também chamado de espatolato, esta técnica, originalmente realizada com cera e concha moída, procurava copiar o efeito de uma rocha e era adotado em templos e catedrais. Hoje, o estuque veneziano imita o aspecto do antigo processo, enriquecido pelo envelhecimento.
    Materiais: Massa corrida comum ou acrílica, Corantes nos tons desejados, Espátula ou desempenadeira e Lixa.
    a) Adicionar corantes na massa;
    b) com uma espátula, espalhar a massa sobre áreas pequenas, ou, com uma desempenadeira, em grandes paredes, em diferentes direções;
    c) esperar a massa secar e lixar o local. Uma sugestão é aplicar uma primeira camada deixando relevos e sobre ela uma segunda demão para homogeneizar, em cores diferentes. Pode-se ainda alternar as espatuladas de maneira que fiquem uniformizadas apenas com o lixamento.
    pinturas especiais2.jpg
  • ESTÊNCIL
    Sobre qualquer tipo de fundo, cria-se desenhos, usualmente, barrados que contornam a parede; são feitos com máscaras (moldes) em acetato, papelão encorpado ou poliéster, recortadas com um motivo qualquer.
    Materiais: Massa fina, Acetato (ou ainda papelão encorpado ou poliéster), Estilete, Tinta óleo para tela (ou ainda esmalte ou latéx nas cores necessárias), Solvente, Esponja, Broxa pequena, Pincel largo e chato, Aerógrafo (um tipo de revólver de pintura).
    a) Escolher o desenho e verificar em quantas cores será realizado;
    b) o molde deve ser vazado, recortando o desenho no acetato, papelão ou poliéster;
    c) fazer uma máscara para cada cor;
    d) aplicar a tinta (acrílica, óleo para tela, esmalte ou látex) no espaço vazado do molde, fixo sobre a parede, com uma destas ferramentas: esponja, broxa pequena ou pincel largo e chato;
    e) cuidar sempre que o instrumento não esteja encharcado de tinta. Nesse caso, retira-se o excesso comprimindo-o sobre uma superfície absorvente, evitando que surjam manchas no decorrer da pintura.
    Este método pode ser realizado de várias maneiras:
    1) ao invés de aplicar a tinta, é possível retirá-la com solvente, também usando um molde;
    2) pode-se pigmentar a massa corrida com corantes e usar o molde para escavar o local, criando um trabalho de relevo;
    3) aplicar a tinta com aerógrafo.
    pinturas especiais3.jpg
  • FALSA MADEIRA
    Materiais: Massa fina, Tinta látex fosca ocre ou amarela, Tinta esmalte nos tons de ocre escuro, marrom café e castanho ou outras misturas que repruduzam tonalidades da madeira, Solvente (do tipo aguarrás), Estopa, Grained ou rubber tool (tipo de carimbo para imprimir os veios da madeira) e Pincel.
    a) Revestir a superfície com massa fina, aplicar a tinta látex e esfregá-la com uma estopa embebida em esmalte;
    b) sobre a superfície ainda úmida, formar os veios com os carimbos especiais, semelhantes a rodinhos. Na falta destas ferramentas, pode-se usar um pincel seco, sempre num único sentido, retirando uma parte da tinta. Neste caso, o fundo pode ser amarelo sob tinta café ou rosada e transparente.
    pinturas especiais4.jpg
  • TROMPE L'OEIL
    A tradução é "engana os olhos" pois, produzido como um quadro, é realista e deve confundir o observador. Assim, o desenho é muito importante para conseguir o resultado ideal, exigindo perspectiva, volume e equilíbrio perfeitos.
    Materiais: Carvão vegetal ou lápis, Tinta a óleo ou acrílica para tela (esmalte, látex ou de qualquer outro tipo), Pincéis de espessuras e larguras conforme o desenho, Solvente (do tipo aguarrás).
    a) Sobre a parede com qualquer acabamento, inclusive rústico (depende do efeito desejado) fazer o desenho usando o carvão vegetal ou lápis;
    b) todas as técnicas de pintura podem ser aplicadas no trompe l'oeil. Por exemplo, se o desenho for uma coluna, pode-se usar a marmorização; numa cadeira, a falsa madeira é boa sugestão;
    c) como a noção de perspectiva é essencial, é preciso prestar atenção ao sombreamento, escurecendo e clareando o desenho para mostrar pontos mais próximos e mais distantes do observador;
    d) usar o clareamento e sombras também para dar noção de volume. Uma forma simples de realizar esses efeitos é acrescentar tinta preta ou branca à cor original que está sendo usada.
    pinturas especiais5.jpg
  • RAGGING (manchado)
    É a base para outros efeitos.
    Materiais: Massa fina, Tinta látex fosca, de preferência branca, Tinta esmalte nos tons desejados, Solvente (do tipo aguarrás), Pincel, Estopa, Papel (ou ainda plástico, tecido ou qualquer outro material, dependendo da textura desejada).
    a) Preparar o número de tons que se deseja imprimir à área, diluindo o esmalte em aguarrás;
    b) pincelar as cores sem muita precisão;
    c) para homogeneizar, utilizar uma estopa embebida no solvente;
    d) finalmente, usar papel ou plástico amassados, ou toalha torcida - também chamada de boneca de pano - para retirar o excesso da tinta.
    É possível criar marcas diferentes, conforme o material e manejo adotados.
    pinturas especiais6.jpg
  • FALSO GRANITO
    Materiais: Massa fina, Tinta látex fosca, de preferência branca, Tinta esmalte nos tons desejados, Tinta esmalte preta, Solvente (do tipo aguarrás), Pincel, Estopa e Esponja.
    a) Começar produzindo o efeito ragging, empregando a cor do granito desejado;
    b) imprimir textura à superfície, usando a esponja;
    c) espirrar tinta preta e gotejar aguarrás com o pincel.
    pinturas especiais7.jpg
  • MARMORIZAÇÃO
    Materiais: Massa corrida, Tintas esmalte nas cores desejadas, Solvente (do tipo aguarrás), Pincel, Estopa, Tecido de malha ou esponja, Cotonete e Pena ou pincel fino.
    a) Sobre a parede revestida de massa corrida, aplicar três demãos de látex branco;
    b) diluir o esmalte em solvente para suavizar as cores, que devem ser pouco contrastantes;
    c) aplicar a tinta com estopa ou em pinceladas esparsas;
    d) esfumaçar com tecido, estopa ou esponja, conforme o aspecto que se desejar dar à parede;
    e) para imitar as rachaduras de pedra, torcer um cotonete embebido em solvente e remover a tinta na direção diagonal, encostando o cotonete inclinado na parede e girando-o;
    f) no sentido oposto ao das rachaduras, formar os veios da pedra. Para facilitar, visualizar uma rachadura diagonal tendendo à esquerda. Empregando a estopa, empurrar a tinta esmalte para a direita, acumulando-a; nas áreas que ficaram sem tinta, esfumaçar o resíduo da própria estopa.
    De acordo com o tipo de veio, pode-se pintá-lo com pena ou pincel.
    pinturas especiais8.jpg
Fonte: Revista Arquitetura & Construção - fev/94.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder