Dicas para proteger seus aparelhos do apagão

Iluminação, fiação, condução elétrica, telefonia e eletricidade na construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Dicas para proteger seus aparelhos do apagão

Mensagem por Equipe GdO »

Como nós brasileiros fomos afetados recentemente por um blackout geral ou apagão, nós do GUIA DA OBRA.NET resolvemos postar algumas dicas para prevenir a queima ou danos nos aparelhos elétricos ou eletrônicos.

A principal e melhor de todas as dicas para proteger aparelhos elétricos ou eletrônicos é sem dúvida remover todos os aparelhos da tomada assim que for detectada a falta de energia ou oscilação da corrente elétrica (pode ser percebida pela alteração da iluminação de algumas lâmpadas, principalmente incandescentes).

Aparelhos que ficam em stand by, ou seja, aqueles aparelhos que ficam parcialmente desligados prontos para serem acionados a qualquer momento através de programação ou controle remoto, são os que correm maior risco de sofrer danos e queimarem após ou antes do apagão.

O ideal nestes aparelhos, é sempre deixá-los com o plugue desconectado da tomada. Assim, você economiza energia e ainda previne a queima do aparelho.

Outra dica é usar No-Brakes, geralmente bastante utilizados em computadores. O no-break geralmente protege de 4 problemas diferentes:
  • surtos de tensão e "spikes" - quando a tensão na linha é maior do que deveria;
  • afundamento de tensão - quando a tensão na linha é menor do que deveria;
  • interrupção no fornecimento - quando a linha cai ou um fusível queima em algum lugar do sistema ou do prédio;
  • alterações de freqüência - quando a tensão varia a uma freqüência diferente de 60 Hertz.
O no-brake também fornece por um tempo limitado energia aos aparelhos a que está ligado, permitindo que não se perca trabalhos ou produtos no momento da falta de energia.

Para maiores informações sobre No-Brake consulte o HowStuffWorks.

Outro produto que pode ser utilizado é o Estabilizador. A função principal do estabilizador é possibilitar a conexão de múltiplos aparelhos a uma mesma tomada. Outra função, mais importante e foco da nossa dica é manter a corrente estável e proteger de surtos de tensão.

Infelizmente a utilização do Estabilizador, diferente do No-Brake, é muito contestada por especialistas e muitas vezes até mesmo apontada como causa de danos aos equipamentos elétricos ligados ao estabilizador, desempenhando assim um papel contrário do que se espera.

Bom, a princípio, estas são as dicas que podemos dar a vocês.

Se souber de mais dicas ou idéias de como proteger aparelhos eletro-eletrônicos, sinta-se a vontade para postar e ajudar aos outros usuários.

Abraço!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem