Ajuda com instalação elétrica

Iluminação, fiação, condução elétrica, telefonia e eletricidade na construção civil.
Responder
A Marcos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 31 de Outubro de 2011 às 12:30
Localização: Sampa
Atividade ou Profissão: Curioso

Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por A Marcos »

Uma imagem vale mais que mil palavras
Imagem

Quero trocar essas chaves por dijuntores

A duvida é:
Basta trocar cada chave 110 e 220 por 2 dijuntores com amperagem x?

Para a chave geral, tenho que comprar 3 dijuntores com amperagem de 50?

Tá um saco lá em casa... chuveiro forte, em vez de desarmar dijuntor só dele, parece que queimou um fuse da geral e povo tá na escura.

-----------------------------------------------------

Falando com amigos, recebi seguintes sugestões:
Chave geral vc coloca um disjuntor trifásico
Linhas 110 - um disjuntor pra cada (aqui em casa eu coloquei 1 pras lampadas e 1 pra cada comodo da casa, assim se precisar fazer algum reparo fica independente)
Chuveiro - 2 disjuntores pra cada (formando 220v) independentes (aqui em casa tenho 2)
Linhas 220 (tomadas) - se vc for ligar ar condicionado, uma linha só pra ele. O restante pode ficar junto.
Sem esquecer do aterramento.
Para 110 pode ser um disjuntor simples, e 220 um duplo ambos de no máximo 40 amperes.
Na chave geral, somente um disjuntor duplo de 50, pois são duas fases e um neutro, para o neutro não usa disjuntor, mas nada te impede de colocar um disjuntor triplo

Agora.... indicações de modelos/preços em conta? :p

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por Leandro »

A Marcos, quanto aos disjuntores, quanto menor a resistência, maior a segurança para seu chuveiro, porém, tem que ser algo que não ocasione um desarme em meio ao banho.

Creio que 40Ah é o suficiente, porém, tem gente que usa de 50 e 60 até, acho demais.

As marcas, prefira sempre as mais conhecidas e velhas no mercado e só compre as que tiverem o selo do Inmetro. Algumas bem conceituadas são Lorenzetti, Steck e Pial Legrand. Particularmente, prefiro esta última.

Marcas como Siemens, embora não tão populares em residências, também são muito boas, mas são mais caras.

Sobre usar conjuntos ou individuais, prefira os individuais... a longo prazo é uma economia pois se tiver que trocar, vai gastar menos no futuro, embora isso seja algo que dificilmente estrague.

Agora de causar "apagão geral" ao invés de desarmar somente a rede do chuveiro, talvez tenha que puxar ligações independentes... aí só vendo o quadro de luz e eletrodutos presentes na residência para analisar a possibilidade de individualização do sistema de disjuntores para os cômodos e suas tomadas.

Espero ter ajudado ;)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

A Marcos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 31 de Outubro de 2011 às 12:30
Localização: Sampa
Atividade ou Profissão: Curioso

Re: Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por A Marcos »

:-? É, vou analisa isto direito.
Trocar fiação está fora de planos, até pq estou de$provido de recur$o$ :p

Um fato que ocorreu hj pela manhã:
Mana desarmou o disjuntor do chuveiro e fui religar, mas percebi que os fios estavam bem quentes. Pior que é a fiação nova e exclusiva para o chuveiro :(

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por Leandro »

A Marcos escreveu::-? É, vou analisa isto direito.
Trocar fiação está fora de planos, até pq estou de$provido de recur$o$ :p

Um fato que ocorreu hj pela manhã:
Mana desarmou o disjuntor do chuveiro e fui religar, mas percebi que os fios estavam bem quentes. Pior que é a fiação nova e exclusiva para o chuveiro :(
Vou dar uma breve explicação sobre o tema, possivelmente você já deve saber de grande parte, mas fica para consulta futura de outros membros com o mesmo problema.

Sobre o funcionamento básico do chuveiro
Todos nós sabemos que o Chuveiro transforma a energia elétrica em energia térmica, correto? Para explicar isso de forma simples, imagine que a resistência (um fio bem fino, dentro do chuveiro, geralmente se assemelha à uma mola), que esquenta muito ao passar a corrente elétrica por ela, porém, fica em contato direto com a água, quando há a transferência térmica entre os dois, diminuindo a temperatura da resistência e aumentando a temperatura da água.

Existe no chuveiro um dispositivo, que somente após abrirmos o registro, se encarrega de liberar a corrente elétrica para a resistência, através da pressão da água. Portanto, sem a água passando pelo chuveiro a resistência permanece sem corrente elétrica, afinal, sem a transferência de temperatura com a água, a resistência "queimaria", interrompendo a corrente e deixando de funcionar.

Porque o fio esquenta?
Geralmente no inverno as pessoas usam o chuveiro com maior frequência nas temperaturas mais quentes, escolhendo sempre a potência máxima.

Quanto maior a potência elétrica empregada na rede, maior deve ser o diâmetro (ou bitola) dos fios. Se a fiação não tiver a bitola recomendada para a potência do chuveiro, o fio tende a esquentar e dependendo do tempo derreter, podendo até em alguns casos mais estremos explodir, provocar curto-circuitos e choques, comprometendo até mesmo a segurança das pessoas da casa.

Existe uma fórmula para explicar o aquecimento do fio através da eletricidade, veja:
R = ᑭ ℓ / S Onde

R: resistência elétrica, dada em ohms.

ᑭ : resistividade elétrica do material (capacidade que um material tem de conduzir corrente elétrica à uma dada temperatura) dada em ohms por metro quadrado.

ℓ: comprimento em metros.

S: área da seção transversal em metros quadrados.

O material mais comum para a fabricação de cabos elétricos é o cobre, cuja resistência elétrica é da ordem de 1.72×10(elevado a -8)ohm/metro quadrado à 20 °C

Vamos supor que há em uma casa um chuveiro de 5500W, 220V e 30 ampéres, e que a distancia do chuveiro ao quadro de força é de 30 metros. Agora, para descobrir a bitola do fio:

Tem se 1 - P = V² / R e 2 - R = ℓ / S. Substituindo 2 em 1 fica:

*Em 1, P: Potência em watts "W"
V: diferença de potêncial, mais conhecida como voltagem; dada em Volts "V".

P = V² / ᑭ ℓ / S >> P = V² S /ᑭ ℓ

Trocando às variáveis pelos dados, fica:

5500 = 220²xS/1.72×10(elevado a -8)x30

S=0,02838m² ou 2,838mm²

Como há a venda fios de 2,5mm², 4mm², 6mm², etc. (há outros tamanhos, mas esses são destinados há instalações domésticas), obviamente que se deve colocar fios de 4mm².

Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/189019/
Lembre-se que se o comprimento da rede aumenta, a bitola também deve ser maior.

Logo, é possível você mesmo calcular se a potência do seu chuveiro condiz com a bitola da fiação usada em sua residência para ele.

Normalmente, na época da construção das residências mais antigas, utilizavam-se fios de bitola menor pois o custo do fio "mais grosso" é sempre maior (devido ao custo do cobre) e pelo fato de que antigamente os chuveiros eram de menor potência do que atualmente.

Solução

Portanto, se seu chuveiro possuir uma potência maior do que a suportada pela rede elétrica, não há outra saída mais segura do que uma destas:
  1. Substituir a fiação 220V destinada ao chuveiro por uma com a bitola adequada;
  2. Substituir o chuveiro por um de potência equivalente à suportada pela fiação existente.
Utilizar disjuntores de menor resistência que desarmem para evitar o aquecimento e derretimento da fiação, aumenta a segurança, porém, ocasiona o interrompimento da eletricidade e aquecimento da água em banhos com o chuveiro em potência acima do suportado ou mais demorados.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

A Marcos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 31 de Outubro de 2011 às 12:30
Localização: Sampa
Atividade ou Profissão: Curioso

Re: Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por A Marcos »

Eita, deu nó no cérebro agora #-o

A fiação do chuveiro é nova, sei que o frio é grosso.

Chuveiro é um de 7500 w, 220v.
Me falaram pra por disjuntor de 40 pra ele.

Esse fim de semana, vou dar uma fuçada no preço de disjuntores e ver se compensa trocar aqui :)

Avatar do usuário
Lord Enigm@
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 21 de Dezembro de 2011 às 15:30
Localização: Internet
Atividade ou Profissão: Na demolição =P.

Re: Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por Lord Enigm@ »

TAM, tu vai acabar tacando fogo na casa e apanhando da muié !!!! :D

Larga disso homi, tua praia num é essa..... paga pro eletricista resolver isso daí....
Véio resmungão e muquirana!!! :-p

marcos_andrade22
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 12 de Dezembro de 2011 às 20:22
Localização: rio de janeiro
Atividade ou Profissão: vendedor

Re: Ajuda com instalação elétrica

Mensagem por marcos_andrade22 »

Aqui eu coloquei um disjuntor próximo ao chuveiro e quando há algo errado é ele quem desarma, não sei qual a numeração dele mas sei que quando meu filho demora no banho ele resolve.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem