Estudante, duvida na distribuição, FASE+FASE sem fio neutro

Iluminação, fiação, condução elétrica, telefonia e eletricidade na construção civil.
Responder
dribeiro1
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 07 de Julho de 2011 às 02:14
Atividade ou Profissão: estudante

Estudante, duvida na distribuição, FASE+FASE sem fio neutro

Mensagem por dribeiro1 »

devido a muita queima de lampada e chuveiros em casa, resolvi estudar a instalaçao da mesma, lendo apostilas e tutoriais na internet, posso dizer que consegui apontar alguns problemas, como muitas emendas nos cabos, a potencia do chuveiro maior que a do disjuntor entre outros, porem algo que nao consigo esclarecer é o seguinte. Se alguem poder me esclarecer eu ficarei grato.

Consta na minha conta de energia o seguinte: rede monofasica 220v
ps.a rede toda é 220v, não a neutro nem terra na instalaçao.

chega no relogio duas fases cada uma com 120v (ja olhei no poste, meu e de vizinhos, so a 2 fios mesmo)

na mesma caixa a um tubo de pvc que sai por baixo, com uma barra e um fio azul, que seria no meu entendimento o neutro, a duvida, no caso de eu querer fazer um circuito 110v posso fazer a ligação de neutro e ligar nessa barra com esse fio? não sei se vcs intenderam, por isso tirei uma foto.

Imagem
https://picasaweb.google.com/lh/photo/Y ... directlink

isso é seguro, aterrar o neutro na caixa de mediçao?

na epoca quem fez a instalaçao eletrica, foi um pedreiro que reformou a casa, e acho que a mesma tem umas falhas. Outro exemplo, os disjuntores do quadro de distribuição são em pares de monopolares, se estou certo deveriam ser bipolares, pois percebi q qnd corta a tensao, so cai uma fase,ah e o chuveiro ficaria masi seguro se contasse com um dispositivo dr.

obrigado

Giuliano
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 14 de Outubro de 2011 às 15:31
Localização: Campo Grande-MS
Atividade ou Profissão: estudante

Re: Estudante, duvida na distribuição, FASE+FASE sem fio neu

Mensagem por Giuliano »

bom ribeiro, se a concessionária de energia diz que a rede monofasica é 220 v, então a d.d.p entre a fase e o neutro é de 220 v. vc por acaso tem 110 aí?

vc disse que não tem neutro nem terra. como??! tem ter neutro ué. bem se sai 2 fios do poste, creio que um fio seja a fase com tensão de 220 v e o outro o neutro.
"pagina não encontrada" a sua foto. posta de novo pra gente ver direitinho. vlww

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem