Debate: Ampliação de responsabilidades das construtoras

Apostilas, Cursos, Tutoriais e Dicas de formação relacionadas à engenharia, arquitetura, urbanismo, construção civil e reformas.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Debate: Ampliação de responsabilidades das construtoras

Mensagem por Equipe GdO »

Curso debate na sua cidade: "As construtoras de obras civis e a ampliação de responsabilidades das novas normas da ABNT - NBR 6118 e 14.931
(assunto: construções de concreto armado)"


Imagem

Como sabemos, na falta de outras normas oficiais as normas ABNT são obrigatórias por lei (Código de Defesa do Consumidor).
Em 2003 a ABNT emitiu as normas:
  • NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto ( mais de 220 pg ),
  • NBR 14.931 - Execução das estruturas de concreto ( 51 pg ).
São duas normas de alto valor técnico mas surpreende a extensão e a complexidade da norma de projeto e a pouca extensão da norma de execução.
Regra geral as construtoras, face ao aspecto extremamente complexo e doutoral da norma de projeto, limitam-se a estudar e seguir a norma de execução ( norma de obra ).
Isso é um problema pois:
  • na norma de projeto existem muitos assuntos ligados à obra como por exemplo exigências de compra de concreto usinado no tocante à durabilidade do concreto,
  • o assunto " prova de carga " por incrível que pareça só é abordado na norma de projeto, sendo que será a construtora que terá que responder pelo resultado dessa prova,
  • na norma de projeto não há nenhuma prescrição quanto ao assunto vital " custo de obra " e quem terá que se ver com esse assunto é o construtor,.
  • o assunto manutenção também é pouco citado nas normas,
  • vários outros assuntos de obra ( cobrimento, paradas de concretagem, etc) estão na norma de projeto e não na norma de execução e o texto doutoral da norma de projeto dificulta a compreensão.
Levando tudo isso em conta era necessário facilitar a leitura e o seguimento pelas construtoras dessas duas normas. O Eng. Manoel Henrique Campos Botelho organizou um curso com detalhada apostila 4 mostrando aos construtores e construtoras os principais assuntos da execução de obra que estão na norma de execução e importantes assuntos de obra " pinçados " da norma de projeto.

Dados do curso
Professor: Eng. Manoel Henrique Campos Botelho , autor da Coleção "Concreto armado eu te amo".
duração do curso: 8h ( um dia ), acompanha apostila detalhada, preparada especialmente para este curso.
Locais possíveis do local do curso: Sedes dos Sinduscon por todo o país, Associações de Construtores e Associações de engenheiros.

Contato: manoelbotelho @ terra.com.br

Fonte: ConstruirNet.Com
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem