Pesquisa aponta principais causas dos acidentes nas obras

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Pesquisa aponta principais causas dos acidentes nas obras

Mensagem por Equipe GdO »

[h3]Estudo encomendado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo revela que falta de atenção responde por 73,39% das ocorrências[/h3]

O Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo) apresentou no dia 5 de agosto uma pesquisa que aponta a falta de atenção dos trabalhadores como a principal causa de acidentes de trabalho nos canteiros de obras. O estudo foi realizado pelo IEC (Instituto de Ensino e Cultura) e entrevistou 659 operários entre 5 e 30 de junho de 2009 na cidade de São Paulo.

Segundo a amostragem, 8,35% dos trabalhadores entrevistados já sofreram algum acidente que gerou afastamento. Para os operários, a falta de atenção responde por 73,39% das causas das ocorrências, seguida da falta do uso de equipamentos de proteção individual (7,49%), da falta de proteção (7,22%) e do descuido dos gestores de obras (2,41%).


"A pesquisa serviu para mostrar quais pontos o sindicato tem de 'atacar' para evitar os acidentes", afirma Antonio de Sousa Ramalho, presidente do Sintracon. "Porém, vários aspectos não foram esclarecidos ainda. Sabemos que a maior causadora das ocorrências é a falta de atenção, mas que falta de atenção é essa? De onde e por que ela acontece?". O sindicato vai repetir a pesquisa no final do ano com outra abordagem para tentar entender mais especificamente esta resposta dos trabalhadores.

Para o auditor fiscal de trabalho Juarez Correia, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo, do Ministério do Trabalho e Emprego, a interpretação dos trabalhadores pode estar equivocada. "Não estou afirmando que a pesquisa está errada, acredito, aliás, que está certa. Mas o trabalhador não tem informação suficiente para analisar que os acidentes podem surgir nos canteiros por falta de investimento da empresa, de uma política interna de prevenção, de treinamento, de uma série de outros fatores dos gestores. Ele traz para si a responsabilidade. Essa é a minha preocupação", explica.

O auditor acredita que falhas no processo levam às ocorrências. "Sempre trabalhamos com a lógica de que pode haver falhas na organização da tarefa, da gestão da empresa, da formação do trabalhador, de treinamento, falta de acesso dos operários às decisões da empresa, de assistência etc. Isso tudo influencia, não só uma falta de atenção do trabalhador", finaliza Correia.

Imagem
Parte do corpo atingida

Imagem
Motivo de ocorrência de acidentes

Por Ana Paula Rocha

Imagem

Fonte: PINIweb.com.br
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem